Suporte

Interface

A interface do HiDoctor privilegia a ficha do paciente, uma vez que ela é a parte principal do sistema, em função da qual todas as outras informações são agregadas.

A seguir são descritas as funcionalidades relativas à ficha do paciente, assim como o acesso às outras partes do sistema, através da tela principal do HiDoctor.

Barra de ferramentas Menu Letreiro Mover tela de cadastro Área de edição dos dados do paciente Modo de exibição Campo de pesquisa Localizar paciente Cadastros do paciente Gravar Imprimir ficha Novo Apagar Últimos pacientes consultados

MENU

O menu da tela principal do HiDoctor permite o acesso aos cadastros auxiliares, agenda, impressos, relatórios, acessórios, ajuda e atualização.

Além disso, podem ser inseridos nos menus principais (arquivo, imprimir, especial) itens relativos a programas que se integrem ao HiDoctor.

BARRA DE FERRAMENTAS

Na barra de ferramentas estão dispostos ícones para facilitar o acesso aos cadastros auxiliares, agenda, impressos, relatórios e outros acessórios.

Os ícones do módulo principal do HiDoctor são os seguintes:

Agenda
Impressos
Conectar base de dados
Database Light
Medicamentos e fórmulas
Relatórios estatísticos
Procedimentos e exames
MedSync (sincronização via Internet)
Biblioteca de textos complementares
Browser
Convênios
Executar programas externos
Cadastro de doenças (CID)
 

Também poderão entrar na barra de ferramentas ícones relativos a quaisquer outros aplicativos que se integrem com o HiDoctor. Alguns destes aplicativos são os seguintes:

Enciclopédia de Produtos Farmacêuticos
MoneyTalks
Tabela de preços de medicamentos
Visual Intercom (Servidor)
HiPalm
Visual Intercom (Cliente)

LETREIRO

O HiDoctor possui um letreiro que se comunica com o servidor da Centralx quando se está conectado à Internet, possibilitando que sejam apresentadas notícias de interesse do médico, como informações médicas, sobre atualizações do HiDoctor ou sobre novos softwares para auxiliá-lo em sua rotina.

Clicando-se sobre a mensagem, o browser é aberto, direcionado para uma página na Internet onde é possível obter mais informações sobre o assunto.

É possível desabilitar as mensagens, clicando com o botão direito sobre o letreiro e marcando a opção Desabilitar até que novas notícias estejam disponíveis. Desta forma, o letreiro apresentará somente a data e hora do sistema. Quando novas mensagens forem recebidas pelo letreiro, ele passará a exibí-las e o usuário, se desejar, poderá desabilitá-las novamente.

ÁREA DE EDIÇÃO DOS DADOS DO PACIENTE

Nesta área estão dispostos os cadastros que compõem a ficha do paciente.

Para mais informações sobre a ficha do paciente, consulte o item ficha do paciente.

BOTÕES DE ROLAGEM

Na parte inferior direita da tela principal do HiDoctor, localizam-se botões (setas) que têm a função de mudar o cadastro visível na área de edição dos dados do paciente, sem efetivamente fechá-lo.

Estes botões serão habilitados somente nos casos em que houver mais de um cadastro carregado e não couberem todos ao mesmo tempo na área de edição dos dados do paciente.

A quantidade de cadastros visíveis ao mesmo tempo na área de edição dos dados do paciente é diretamente relacionada ao modo de exibição corrente.

BARRA DE CONTROLE

O acesso às funcionalidades relativas à ficha do paciente é feito através da barra de controle. Possui as seguintes funções:

LOCALIZAR PACIENTE POR: configura o campo pelo qual será feita a pesquisa na ficha de dados pessoais do paciente. As opções de campos pesquisa são:

Nome: procura valor informado no início do campo nome;
Parte do nome: procura o valor informado em qualquer parte do campo nome;
Data de nascimento: procura o valor informado no campo data de nascimento;
Prontuário: procura valor informado no início do campo prontuário;
Telefone(s): procura o valor informado em qualquer parte do campo telefone(s);

VALOR A LOCALIZAR: valor informado pelo usuário, que será utilizado na pesquisa pelo campo definido na opção Localizar paciente por.

A pesquisa é realizada informando-se o valor desejado e aguardando-se um segundo sem digitar ou pressionando-se a tecla <ENTER>. A lista será preenchida com os valores encontrados e o clique em um item carregará a ficha do paciente correspondente.

Quando um paciente for seleciondo, na frente deste campo será exibido o botão . Sua função é apresentar todos os compromissos do paciente que estiverem marcados na agenda, em uma tela como a seguinte:

O duplo-clique em um item fará com que a agenda seja carregada, na data correspondente ao compromisso selecionado.

CADASTROS DA FICHA DO PACIENTE: nesta parte são acessados os registros dos cadastros que compõem a ficha do paciente carregado.

Os cadastros principais são dados pessoais, consultas e retornos, anamneses, textos do paciente, guias e formulários personalizados.

Além dos cadastros principais, também poderão compor a ficha do paciente as extensões opcionais, como, por exemplo, a ficha obstétrica ou a extensão de otorrino.

Existem tipos de cadastro que possuem um único registro e tipos de cadastro que possuem vários registros. O número localizado após o nome do cadastro indica a quantidade de registros do cadastro.

Clicando-se sobre o botão de um cadastro, este será aberto na área de edição dos dados do paciente.

Caso seja do tipo que admite vários registros, será exibida a lista com os registros cadastrados. Se houver registros na lista, o correpondente ao primeiro item da lista será automaticamente carregado; senão, será carregado um novo registro. O clique sobre qualquer outro item da lista fará com que o registro correspondente seja carregado.

NOVO: inicia a inserção de um novo registro no cadastro que estiver sendo editado no momento, gravando o registro anterior, se necessário. Só se aplica às extensões que admitirem mais de um registro.

APAGAR: apaga o registro do cadastro que estiver sendo editado no momento, após confirmação. Só se aplica às extensões que admitirem mais de um registro.

GRAVAR: grava o registro do cadastro que estiver sendo editado no momento, caso seja necessário.

ATENÇÃO:
A gravação dos registros da ficha do paciente é feita de forma automática. Isto é, quando o usuário move o cursor para outro cadastro, muda de paciente ou abre um cadastro auxiliar, o registro atual é gravado, quando necessário.
Além disso, existe o recurso de gravação automática, configurado na parte de padrões, na configuração do HiDoctor.

IMPRIMIR FICHA: aciona a impressão da ficha do paciente.

ÚLTIMOS PACIENTES CONSULTADOS: lista com os 10 últimos pacientes consultados. Escolhendo-se um dos itens da lista, a ficha do paciente correspondente é carregada.

MODO DE EXIBIÇÃO: configura o modo de exbição da ficha do paciente e suas extensões.

Modo de exibição para iniciantes: somente uma extensão é apresentada na área de edição dos dados do paciente.

Modo de exibição avançado: o HiDoctor aproveitará melhor a resolução do monitor e apresentará, simultaneamente, a maior quantidade de extensões que a tela comportar.
- O modo de exibição avançado pode ser utilizado somente em resoluções a partir de 1024X768.
- A posição da barra do Windows® também influi no cálculo da área disponível para o HiDoctor.

 
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