Suporte

MedSync (sincronização via Internet)

Para sincronizar as bases de dados online e local, deve-se executar o acessório MedSync.

O acesso ao MedSync é feito pelo ícone ao lado, localizado na barra de ferramentas do HiDoctor, ou pelo menu Especial/HiDoctor MedSync.

A sincronização será utilizada somente por usuários que contratarem o serviço HiDoctor NET.

Processo de sincronização

Ao se alterar um determinado registro de um cadastro no HiDoctor (Dados pessoais, anamnese, etc.), o MedSync detecta que este deve ser atualizado na próxima sincronização. Na primeira sincronização, todos os registros do computador são transferidos para a Internet.

Conflito de registros

Após a primeira sincronização, se um registro de um determinado paciente for alterado, tanto na Internet quanto no computador, ou em dois computadores distintos (bases diferentes), no momento da sincronização, o HiDoctor apresentará, lado a lado, os registros que estiverem diferindo e o usuário poderá escolher qual o mais atualizado, que deverá permanecer na base de dados.

ATENÇÃO: O campo que apresenta os registros é um campo texto e seu conteúdo pode ser copiado, selecionando-se o texto e copiando-o, usando a combinação de teclas <Ctrl> + <C>. Para colar os dados em qualquer editor de textos ou no HiDoctor, utilize a combinação de teclas <Ctrl> + <V>. Isso lhe possibilitará fazer uma cópia dos dados que serão substituídos por motivo de conflito e lhe permitirá, em seguida, uma adição destes dados no HiDoctor, se necessário.

Como acessar os dados pela Internet

Para utilizar o HiDoctor pela Internet, basta acessar o endereço https://hinet.cxpass.net/account/ e informar os dados de segurança solicitados.

ATENÇÃO: a conexão é segura (SSL 128 bits). Este padrão de segurança é o mesmo utilizado pelos bancos para proteger o acesso às contas e demais operações via Internet.

Perda de senha

Quando a primeira sincronização for solicitada ao MedSync, ele verificará se o usuário deseja criar uma base de dados no servidor e, após a confirmação, lhe pedirá para cadastrar usuário, número serial, CRM e senha para acesso.

A senha deverá possuir, no mínimo, 6 caracteres. É recomendável que não se guarde a senha em local que possa ser acessado por outras pessoas. Se a senha for esquecida, somente, e tão somente, o usuário poderá solicitá-la e ela será enviada para o e-mail informado no cadastro. Por este motivo, é importante que o usuário possua um e-mail pessoal ao qual somente ele tenha acesso.

A primeira sincronização

A primeira sincronização é a mais demorada. Isto ocorre porque nela é necessária a transferência de toda a base de dados. Ela deverá ser efetuada no computador que possuir a base de dados mais atualizada, pois servirá de referência para que todas as outras bases, se houver, possam ser atualizadas. Esta sincronia pode ser interrompida a qualquer momento, se necessário, e depois retomada do mesmo ponto.

Siga estes passos:

1. Acessar o MedSync;
2. Informar a senha da base de dados para que o MedSync inicie a sincronização;
3. Fornecer um nome para identificação da máquina (por exemplo, Consultório, Residência, Notebook);
4. Após a preparação da base de dados e componentes acessórios, informar os dados para identificação: usuário, número serial, CRM e senha;
5. A base de dados ainda não existe na Web, portanto deve-se escolher "SIM" para cadastrar novo usuário;
6. Ler o termo de uso. Clicar no botão Aceito se concordar com os termos. Caso contrário, clicar em Não aceito;
7. Para criar a base de dados na Web, confirmar os dados de identificação: nome do usuário, número serial, CRM e senha. Deve-se confirmar a senha para não haver engano de digitação;
8. Após todos os dados sincronizados, uma mensagem, confirmando sucesso ou falha, será apresentada. Deve-se clicar em Ok para finalizar.

A primeira sincronização em computadores adicionais

Se o usuário possuir dois ou mais computadores, a primeira sincronização deverá ser efetuada a partir do que possui a base de dados mais recente. Quando sincronizado um outro computador, o MedSync perguntará se o usuário deseja manter a base de dados da Internet ou a do computador. Deve-se escolher a opção de manter a base de dados da Internet (pois será a mais atualizada) e, então, o MedSync substituirá os dados da base local pelos da Internet.

Isto só ocorrerá na primeira sincronização de cada computador adicional, após a sincronização do primeiro computador. Isto porque é necessário que as bases de dados sejam idênticas para que o processo de sincronização possa ser feito com segurança.

Agilizando o processo do item anterior

Como na primeira sincronização de um computador adicional todos os dados são baixados da Internet, ela será mais demorada que as sincronizações posteriores. Se o usuário desejar agilizar este processo, após o término da sincronização do primeiro computador, poderá fazer o backup da base de dados e restaurá-lo no computador adicional. Isto também pode ser aplicado em todos os outros pontos em que for necessária a sincronização.

Exemplo: consideremos um computador no consultório, outro em casa e a base de dados do consultório como sendo a mais atualizada. Após o término da sincronização do consultório, faz-se um backup dos arquivos de dados para um zipdisk (podem ser usados outros tipos de mídia, como o CD-R, CD-RW, disquetes e outros). Ao se chegar em casa, restaura-se o backup e, desta forma, não será mais necessária a primeira sincronização da base de dados do computador de casa.

Esse procedimento poderá ser feito apenas uma vez e tem a única finalidade de economizar tempo de conexão. Se o usuário não desejar realizar este procedimento, deve fazer a sincronização, normalmente, nos computadores adicionais (lembrando-se de apagar a base de dados local).

Próximas sincronizações

Após realizadas as primeiras sincronizações, todas as bases de dados serão idênticas e o MedSync poderá realizar a sincronização apenas dos dados alterados.

A sincronização realizada pelo MedSync é otimizada para poupar tempo e garantir maior segurança. Isto assegura que apenas os dados alterados serão enviados e/ou recebidos e que a integridade da base de dados será mantida.

Para as sincronizações posteriores, basta seguir-se os passos 1,2,3 e 8 do item A primeira sincronização.

 
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