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Principais perguntas sobre o HiDoctor

Médicos

O HiDoctor não depende da internet e pode ser utilizado mesmo sem conexão à Internet. O HiDoctor foi desenvolvido para te dar independência no acesso e funciona plenamente com a rede local, permitindo a atualização das informações inseridas na estação (cliente) e no computador servidor (principal).

Sim, o HiDoctor pode ser instalado em quantos computadores você precisar e em vários locais de atendimento. Com a tecnologia exclusiva do MedSync, você mantém os dados atualizados em todos os dispositivos onde o HiDoctor está instalado. Isso permite que os prontuários do consultório, de casa e do aplicativo no seu celular ou tablet estejam sempre sincronizados com as mesmas informações.

Links

Para garantir o pleno funcionamento do HiDoctor, é necessário que todos os computadores, incluindo as estações, tenham configurações adequadas para o ambiente profissional, além de uma rede interna bem estruturada (indicamos sempre a rede cabeada, que é mais estável e confiável). A qualidade dos computadores e da rede afeta diretamente o desempenho do HiDoctor. Ao adquirir um novo computador, é importante avaliar se as configurações atendem aos requisitos mínimos para o funcionamento do HiDoctor; também é recomendado que seus computadores estejam com as atualizações do sistema operacional em dia e que passem regularmente por manutenções preventiva, a fim de mantê-los em bom funcionamento.

Links

Pelo HiDoctor Desktop, é possível gerar relatórios sobre:

Relação de pacientes

  • Todos os pacientes;
  • Pacientes que começam com uma letra ou um intervalo de letras;
  • Pacientes que fazem aniversário em um determinado mês;
  • Pacientes que estão dentro de uma data de retorno programada;
  • Pacientes de um determinado convênio.

Informações sobre diagnósticos e palavras-chave inseridas no prontuário (anamnese do paciente):

  • É possível gerar uma lista com as informações pessoais desses pacientes, como nome, idade, sexo, cor, profissão, estado civil, data de nascimento, endereço completo, telefones e e-mail;
  • Com essas informações, é possível verificar o percentual e gerar um gráfico de pacientes que se encaixam no perfil definido.

Impressão de fatura para convênios:

  • Essa funcionalidade gera informações considerando os procedimentos realizados que foram inseridos na aba Guias;
  • É possível selecionar o convênio em questão;
  • Definir o período de tempo dos dados a serem avaliados;
  • Escolher as informações que serão exibidas, como, por exemplo, listar a matrícula do convênio do paciente, o CPF e o titular, e o número da guia do procedimento realizado.

Balanço da Agenda para consultar os atendimentos realizados:

  • É possível definir um período de tempo;
  • Listar as informações apenas de um determinado status ou de todos;
  • Agrupar as informações por dia, tipo de compromisso ou por convênio;
  • Adicionar campos adicionais, como convênio, CPF e telefones.
Links

O HiDoctor permite que você analise os dados de seu consultório e gere relatórios e informações estatísticas. Você pode emitir relações de pacientes com filtros de informação, gerar etiquetas, relatórios, gráficos e faturas para convênios.

Lista de pacientes

Para gerar uma lista geral dos pacientes ou uma lista com filtros:

  1. Clique no menu Imprimir > Relação de pacientes.
  2. Clique em Relatórios.
  3. Defina os filtros desejados.
  4. Selecione os dados deseja inserir na lista.
  5. Clique em Imprimir.

Além dos nomes dos pacientes filtrados, é possível listar também o telefone, endereço e e-mails.

Relatórios clínicos

Os relatórios estatísticos utilizam os diagnósticos e as palavras-chave inseridas na Anamnese para gerar listas e gráficos de um período determinado:

  1. Clique no menu Imprimir > Relatórios estatísticos.
  2. Informe o período que deseja analisar.
  3. Informe diagnóstico e/ou palavras chaves.
  4. E quais dados que considerar no relatório.
  5. Clique em "Relatório" para gerar uma lista ou clique em "Gráfico" para gerar uma apresentação visual.
Fatura para convênios

Imprima faturas para os convênios com base nos registros lançados na aba Guia:

  1. Clique no menu Imprimir > Fatura para convênios.
  2. Escolha o convênio que deseja analisar ou selecione todos.
  3. Escolha os campos que deseja listar e clique em "Imprimir".
Links

A agenda permite gerar um balanço dos agendamentos de um determinado período, com filtros que possibilitam definir o status do atendimento, como pacientes atendidos, ausentes, etc.

Para gerar um relatório dos pacientes atendidos, acesse a agenda.

  1. Clique em Balanço.
  2. Defina o período que deseja analisar.
  3. Selecione o status do compromisso; para saber quais os atendimentos feitos, selecione a opção Atendidos.
  4. Clique em Imprimir.

A agenda irá gerar um balanço com os pacientes atendidos no período selecionado.

Também é possível gerar um relatório dos pacientes marcados ou dos que não compareceram, de acordo com o seu status na agenda. Esse relatório pode ser ainda mais detalhado, incluindo filtros por tipo de compromisso e convênio.

Os lançamentos do financeiro são feitos de forma integrada a partir da Agenda ou das Guias do paciente: com um botão a secretária captura os dados do atendimento para o Financeiro, como o nome do paciente, valor, tipo de compromisso e convênio, e sinaliza se o pagamento já foi feito.

Links

Atualmente, não é possível cadastrar uma receita que tenha sido paga com duas ou mais formas de pagamento.

Se você optar por lançar mais de uma receita, cada uma com a parcela referente ao valor e a forma de pagamento, o sistema irá duplicar essas informações nos relatórios de análise de receitas. Portanto, não é recomendado fazer um lançamento separado para cada tipo de pagamento.

No HiDoctor Desktop, é possível restringir o acesso ao campo Valor da Agenda. Basta ajustar as permissões de acesso do usuário.

Não é possível restringir o acesso ao valor das guias para os usuários que têm acesso à ficha. É possível, contudo, restringir o acesso à ficha de Guias.

A maneira mais prática de enviar mensagens para todos os pacientes é através do módulo de Marketing, gratuito para todos os usuários.

Ele está disponível pelo HiDoctor Cloud e permite fazer envio de mensagens para lotes de pacientes, possibilitando selecionar o público alvo através de filtros altamente específicos, como idade, convênio, data da última visita, etiqueta adicionada, etc.

  1. Com o HiDoctor Cloud aberto, clique em Marketing, no menu lateral.
  2. Clique em Criar campanha.
  3. Para gerar uma campanha com todos os pacientes, mantenha apenas o filtro padrão Excluir pacientes inativos.
  4. Clique em Filtrar.
  5. O sistema mostrará uma prévia dos pacientes filtrados. Clique em Ver lista para visualizar os resultados.
  6. Para criar a campanha com esses pacientes, clique em Criar Campanha.
  7. Dê um nome para a sua campanha e prossiga.
  8. Selecione o método de envio. Para um envio em lotes gratuito, escolha a opção E-mail.
  9. O envio será feito de um e-mail para marketing, mas você pode informar um e-mail onde você receberá as respostas dos pacientes.
  10. Defina um assunto para o email.
  11. Personalize sua mensagem: neste método de envio, você pode escolher um modelo de mensagem e digitar um conteúdo personalizado.
  12. Com a mensagem pronta, clique em Selecionar todos. Observe que pacientes sem e-mail cadastrado não serão incluídos nesse tipo de envio.
  13. Por fim, realize o envio da mensagem, clicando em Enviar.

No módulo de Marketing, você pode acompanhar um gráfico com as estatísticas de envio da campanha. Além disso, é possível combinar diferentes métodos de envio para uma mesma campanha, permitindo escolher a forma mais eficaz para cada paciente.

Links

O HiDoctor permite encaminhar campanhas de marketing por WhatsApp, e-mail ou SMS. Você pode determinar um público-alvo altamente específico a partir de diferentes filtros que podem selecionar os aspectos demográficos, data e tipo de atendimento e mesmo as etiquetas inseridas na ficha do paciente.

As mensagens podem ser enviadas manualmente (sem custo adicional) ou automaticamente, com remessa de milhares de mensagens de uma só vez, a custos específicos por tipo de mensagem (e-mail: gratuito, SMS: 1 crédito por mensagem, WhatsApp: 5 créditos por mensagem).

A geração de campanhas de marketing deve ser feita pelo HiDoctor Cloud, no menu Marketing.

Links

A melhor maneira de enviar listas de do Marketing Médico no HiDoctor Cloud. Usando essa ferramenta, você pode criar uma campanha com aniversariantes da semana/mês e enviar por whatsapp, email ou SMS.

Para iniciar uma nova campanha:

  1. Com o HiDoctor Cloud aberto, clique em Marketing.
  2. Na tela de campanhas, clique em Criar campanha.
  3. Clique em Adicionar Filtro e selecione a opção Paciente - Aniversário.
  4. O sistema abrirá uma tela para que você defina se deseja filtrar os aniversariantes por dia, semana, mês ou por um período específico. Após definir o período de tempo, clique em Aplicar e depois em Filtrar.
  5. Aguarde até que o sistema gere as informações e clique em Ver lista para visualizar os resultados.
  6. Você verá a quantidade total de pacientes que correspondem ao filtro aplicado. Para criar a sua campanha, clique em Criar Campanha.
  7. O sistema abrirá uma tela com o resumo das informações da sua campanha. Se desejar, você poderá modificar o nome. Para prosseguir, clique em Criar Campanha.
  8. Com a campanha criada, selecione o método de envio.
    • WhatsApp (envio manual/gratuito)
    • WhatsApp (envio em lote/pago)
    • Email (envio em lote/gratuito)
    • Email próprio (envio manual/gratuito)
    • SMS (envio em lote/pago)
  9. Personalize a sua mensagem; essa personalização varia para cada método de envio.
  10. Por fim, realize o envio da mensagem de felicitação aos pacientes.

No módulo de Marketing, você pode acompanhar um gráfico com as estatísticas de envio da campanha. Além disso, é possível combinar diferentes métodos de envio para uma mesma campanha, permitindo escolher a forma mais eficaz para cada paciente.

Também é possível gerar relações de pacientes para obter um arquivo .csv dos pacientes aniversariantes em determinado mês.

Links

Sim, o HiDoctor está plenamente preparado para a LGPD, sendo importante que as pessoas que forem utilizá-lo também saibam operar dentro dos regulamentos da LGPD. Isso inclui, além dos médicos, as secretárias, administradores e técnicos.

Links

Sim, o HiDoctor possui um refinado controle de acesso e níveis de permissão dos usuários, que podem ser segmentados por tipo. Essa segmentação permite, por exemplo, liberar o acesso das secretárias à agenda, o acesso dos administradores ao lançamento de pagamentos e vetar a visualização dos dados clínicos.

Outros grupos de usuários podem ser criados como permissões específicas para administradores e técnicos, além dos médicos.

Essas permissões podem ser definidas por grupo, gerando acessos distintos para médicos, secretárias, administradores etc.

Links

Sim, as permissões do usuário podem ser ajustadas por seções, permitindo definir o acesso a diferentes áreas, como dados pessoais, dados clínicos, sistemas de cadastros auxiliares e permissões extras, como o acesso a agendas, pesquisas, opções de restauração, gravação de backup, entre outras funções.

Essas permissões podem ser definidas por grupo, gerando acessos distintos para médicos, secretárias, administradores etc.

Links

A maneira mais fácil de remover o acesso de usuários é entrando em contato com nosso Suporte Técnico para que nossos especialistas possam fazer as configurações necessárias via acesso remoto.

Se você desejar, também pode inativar o usuário que não irá mais prestar mais serviços na clínica:

HiDoctor Desktop
  1. Acesse o HiDoctor Desktop com o usuário administrador da base de dados.
  2. Com o HiDoctor aberto, clique no menu Especial.
  3. Clique em Configuração e depois na aba Usuários.
  4. Com a tela de configuração dos usuários aberta, clique no ícone da lupa ao lado do campo Nome do usuário para localizar o usuário que deseja inativar.
  5. Selecione o usuário e marque a opção Inativo.
  6. Clique em Gravar para salvar as informações e depois clique em Ok para concluir.
  7. Feche o HiDoctor nos demais computadores e inicie uma sincronização na base de dados.
HiDoctor NET
  1. Acesse o HiDoctor NET com o usuário administrador da base de dados.
  2. Com o HiDoctor NET aberto, clique no menu Arquivo e depois na opção Usuários.
  3. Com a tela de configuração dos usuários aberta, localize o usuário que deseja excluir e clique em Apagar (ícone de uma lixeira).
HiDoctor Cloud
  1. Acesse o HiDoctor Cloud com o usuário administrador da base de dados.
  2. Com o HiDoctor Cloud aberto, clique no menu Configuração e depois na opção Usuários.
  3. Com a tela de configuração dos usuários aberta, localize o usuário que deseja excluir.
  4. Clique sobre o nome do usuário e depois em Remover.
  5. Clique em Ok para confirmar a exclusão.

Prontuário excluído

Caso você tenha erroneamente excluído o prontuário de um paciente por meio do botão Remover no HiDoctor, é possível recuperá-lo com o usuário médico:

  1. Abra o HiDoctor com o usuário médico.
  2. Acesse o menu Especial > Configuração.
  3. Na tela que será aberta, clique em Arquivo Morto.
  4. Localize a ficha do paciente que você deseja recuperar, clique em Restaurar e confirme.
Informações apagadas na ficha

O HiDoctor mantém um histórico de edição das fichas que permite verificar as informações editadas no prontuário pelo botão Versões anteriores*. Se você não conseguir localizar os dados perdidos no histórico, é possível avaliar a recuperação da informação por meio do acesso online ou de um backup local mais antigo. Para isso, entre em contato com nosso Suporte Técnico, que estará sempre disponível para auxiliá-lo.

*O histórico de edição das fichas está disponível a partir da versão do HiDoctor 10.14.

Há duas formas de realizar o backup do HiDoctor.

O backup local é o backup principal do seu HiDoctor pois garante uma cópia física da sua base de dados com você.

O backup via sincronia é uma forma secundária de backup dos seus dados, pois ela envia uma cópia da sua base para o nosso DataCenter dedicado.

Ambos os backups podem ser feitos através da sincronia:

  1. Feche o HiDoctor em todos os computadores do consultório, exceto no computador de onde a sincronia será realizada.
  2. Clique no ícone da sincronia na barra de ferramentas (representado por duas setas).
  3. Confira as informações do usuário, insira a senha de sincronia e clique em Ok.
  4. Ao iniciar a sincronia, o HiDoctor oferece a opção de gerar um backup local (por padrão, os backups são salvos na pasta Documentos\Centralx\MedSync\backup). Clique em Sim para fazer a cópia local e, preferencialmente, salve-a em uma mídia externa.
Links

Sim, para configurar o HiDoctor em uma estação (cliente) com o computador servidor (principal), é necessário que estejam ambos conectados à mesma rede local. A conexão pela rede local permite que a estação localize o banco de dados do servidor e insira informações no sistema.

Nossos técnicos são treinados para auxiliá-lo com muita presteza e agilidade na instalação do HiDoctor. É o jeito mais prático e seguro de instalar o programa e não tem custos adicionais para clientes com a assinatura em dia.

Se ainda assim você desejar realizar a instalação manualmente, siga este passo-a-passo:

Computador servidor
    1. Baixe o instalador da versão mais atual do HiDoctor.
    2. Execute o arquivo baixado e siga os passos do instalador.
    3. Selecione a opção Banco de dados instalado no computador (servidor), marque a opção EPF e, caso tenha algum módulo adicional, selecione-o também.
    4. Aguarde até que a instalação seja finalizada.
    5. Ao finalizar a instalação, clique em Concluir e execute o programa.
    6. Você verá os termos de venda, de licenciamento e as instruções de operações. Para prosseguir, é necessário ler e concordar para prosseguir.
    7. Ao abrir o HiDoctor, o programa indicará que não há base de dados configurada. Será necessário configurar a base, sendo assim, clique na opção Restaurar backup.
    8. Na tela de restauração informe:
      • Uma descrição para a base de dados (nome completo do médico).
      • O número serial do HiDoctor.
      • O diretório onde se encontra o backup da base de dados que será restaurado.
      • Digite o usuário e senha do usuário administrador (médico responsável pela base de dados).

O acesso à base estará configurado e será exibida a lista de bases que podem ser acessadas através deste computador. Se precisar configurar outras bases de dados, basta clicar em Restaurar backup e fazer a configuração da mesma forma.

      • Feche o aplicativo de configuração (Config.exe).

Após a restauração da base de dados, você poderá acessar o HiDoctor normalmente, utilizando os mesmos usuários e senhas que já utilizava anteriormente.

    1. Abra o HiDoctor e inicie uma sincronia da base de dados.

Se o HiDoctor for utilizado em outros computadores (estações clientes) que não foram reinstalados, será necessário que o acesso a base de dados seja reconfigurado nesses computadores, para isso precisaremos remover a antiga configuração e definir o novo servidor:

  1. Acesse o diretório de instalação do HiDoctor (geralmente localizado em C:\Arquivos de Programas (x86)\Centralx\HiDoctorX)
  2. Execute o aplicativo Config.exe
  3. Selecione a base de dados que já está configurada (com o antigo servidor) e clique em Remover acesso.
  4. Informe o número serial da base de dados e clique em Confirmar.
Computador cliente
  1. Baixe o instalador da sua versão do HiDoctor ou instale a versão mais atual.
  2. Execute o arquivo baixado e siga os passos do instalador.
  3. Selecione a opção Banco de dados instalado em outro computador (cliente), marque a opção EPF e, caso tenha algum módulo adicional, selecione-o também.
  4. Aguarde até que a instalação seja finalizada.
  5. Ao finalizar a instalação, clique em Concluir e execute o programa.
  6. Você verá os termos de venda, de licenciamento e as instruções de operações. Para prosseguir, é necessário ler e concordar para prosseguir.
  7. Ao abrir o HiDoctor, o programa indicará que não há base de dados configurada. Será necessário configurar a base, sendo assim, clique na opção Sim.
  8. Na tela de restauração informe:
    • Uma descrição para a base de dados (nome completo do médico).
    • O número serial do HiDoctor.
    • O nome (no Windows) do computador servidor.
    • Clique em Ok.
  9. O acesso à base será configurado e será exibida a lista de bases que podem ser acessadas através deste computador. Se precisar criar acesso a outras bases de dados, basta clicar em Criar acesso e repetir o processo para as demais bases.

Após a restauração da base de dados, você poderá acessar o HiDoctor normalmente, utilizando os mesmos usuários e senhas que já utilizava anteriormente.

Links

Você pode acessar o cadastro de convênios pelo menu Arquivo > Convênios.

  1. No campo Nome, insira o nome do convênio que deseja cadastrar.
  2. Escolha a tabela utilizada pelo convênio (geralmente Tabela TUSS).
  3. Insira o dia de pagamento.
  4. Clique em OK para salvar. Caso precise cadastrar mais convênios, clique em Novo para salvar o atual e iniciar um novo cadastro.

Para editar um convênio já cadastrado, vá ao menu Convênios, selecione o convênio desejado, faça as alterações necessárias e clique em OK para salvar.

Links

Por questões de segurança e rastreabilidade das informações do prontuário, não é possível excluir um convênio que ainda possua pacientes vinculados.

É aconselhado atualizar o convênio no prontuário de cada paciente manualmente. Para saber quais pacientes possuem o convênio cadastrado, acesse Imprimir > Relação de pacientes e selecione o convênio no campo Pacientes do convênio.

E então, após desvincular o convênio de todos os prontuários, vá ao menu Arquivo > Convênios, selecione o convênio desejado e clique em Apagar para removê-lo.

Links

As opções inseridas manualmente nos campos Cor e Grau de instrução são gravadas e ficam disponíveis quando você preenche novos prontuários.

A opção só aparece caso esteja vinculada a um prontuário. Portanto, para remover uma cor ou grau de instrução, basta remover a opção dos prontuários em que aparece. Uma vez desvinculada de todos os prontuários, a opção não estará mais disponível para seleção.

É possível cadastrar os medicamentos e fórmulas mais usados em suas prescrições para facilitar a impressão de suas receitas. Para acessar o cadastro, abra o menu Arquivo > Medicamentos e fórmulas e escolha entre cadastrar um medicamento ou uma fórmula.

Cadastrar medicamentos:
  1. Informe o nome, a apresentação e a quantidade.
  2. Selecione o tipo de uso.
  3. Digite uma prescrição padrão.
  4. Insira observações, que são informações disponíveis apenas para você (não serão incluídas na prescrição).
Cadastrar fórmulas:
  1. Além do nome, informe também o grupo e a descrição da fórmula.
  2. Para editar medicamentos e fórmulas já cadastrados, utilize o ícone de lupa para localizar o registro desejado.
  3. Clique em OK para salvar.
Links

Para cadastrar um novo tipo de compromisso, basta digitar o nome desejado no campo durante o processo de agendamento e salvar. Nos próximos agendamentos, o item informado já estará disponível lista de opções pré-cadastradas.

O mesmo processo pode ser realizado para o Status do compromisso.

Você pode excluir os status e tipos de compromissos ou substituí-los por outros que sejam similares.

Contudo, ao excluir status ou tipos compromissos que já foram utilizado na agenda, esses agendamentos ficarão com o campo vazio. Portanto, o ideal é substituí-los por um termo equivalente.

Para realizar a substituição, abra a Agenda, acesse o menu Editar e então selecione o campo que deseja editar. Clique no cadastro desejado e escolha a opção Substituir, selecione o item para substituí-lo e clique em Ok. Se você optar por excluir, escolha a opção Remover.

Defina um modelo para ser utilizado como padrão na impressão de receitas, atestados, solicitação de exames etc.

  1. Acesse a Biblioteca de textos e crie um novo texto padrão.
  2. Utilize macros para tornar o conteúdo mais flexível e aplicável a diferentes situações.
  3. Certifique-se de inserir um Nome adequado para o texto e selecionar o Tipo correspondente (atestado, prescrição, etc).
  4. Acesse o menu Especial > Configuração e abra a aba Padrões.
  5. Na esquerda você verá a lista de Textos da biblioteca utilizados como padrão. Escolha o texto que deseja utilizar como padrão para cada tipo de documento que desejar alterar.
  6. Clique em OK para confirmar a seleção.

Agora o modelo selecionado será automaticamente aplicado nas próximas impressões desse tipo de documento.

Links

O HiDoctor permite a configuração de um layout de impressão por plataforma (HiDoctor Desktop, HiDoctor Cloud e HiDoctor NET). Isso significa que, em cada forma de acesso, é possível configurar apenas um modelo de layout, sem a opção de definir layouts alternativos.

Links

Você pode fazer o download do nosso modelo pronto de prescrição de antibióticos no formato .doc, para isso:

  1. Acesse o nosso modelo pronto.
  2. Certifique-se de que o arquivo foi baixado.
  3. Abra o HiDoctor.
  4. Acesse a Biblioteca.
  5. No campo Nome, dê um nome para o texto, como por exemplo "Receituário de Controle Especial".
  6. Em tipo de texto, selecione Receita
  7. Abra o arquivo baixado nos passos anteriores (deverá estar salvo como “modelo_receituario.doc”).
  8. Copie o conteúdo do modelo e cole o corpo do texto da biblioteca do HiDoctor.
  9. Preencha com seus dados os campos marcados como <informar&gt.
  10. Clique em OK para salvar o modelo na biblioteca para que você possa usar sempre que precisar.

Após salvar o modelo na biblioteca, você poderá utilizá-lo normalmente, assim como os demais modelos que já possui.

Links

HiDoctor Desktop

Abra o menu Especial > Configuração. Na tela que se abrirá, selecione a aba Layout da impressão.

HiDoctor NET

Acesse o menu Especial > Configurações > Layout da impressão.

HiDoctor Cloud

Acesse o menu Configurações e selecione a opção Layout de impressão.

  • Cabeçalho: insira o texto que deseja ver no cabeçalho de todas as páginas dos documentos impressos.
  • Rodapé: insira o conteúdo que deverá aparecer no rodapé de todas as páginas do documento.
  • Carimbo: preencha com o texto que será impresso apenas na última página do documento, com um espaço reservado para a assinatura do médico.

Os layouts de impressão no HiDoctor Desktop e na Plataforma Online são independentes, portanto precisam ser configurados separadamente em cada ambiente. Ao editar o layout de impressão no HiDoctor Cloud, é possível definir também uma imagem de cabeçalho.

Você pode anexar PDF, imagens, planilhas, arquivos Word ou outros tipos de documentos através do MiniPACS, e todos esses arquivos ficam sincronizados entre seus computadores e ficam disponíveis inclusive online.

O MiniPACS é uma ferramenta acessória, disponível a partir da versão 10.6 do HiDoctor. Para ativar no seu computador, entre em contato com nosso suporte técnico; em poucos minutos a guia adicional aparecerá no Menu lateral do seu sistema.

  1. Abra a ficha de um paciente e no menu lateral selecione a aba MiniPACS
  2. Clique no botão anexo para adicionar um arquivo. Selecione o arquivo do seu computador
  3. Se preferir pode alterar a descrição do arquivo e clique em “Anexar”
Links

Para fazer a programação da agenda do HiDoctor Desktop:

  • Abra a Agenda.
  • Selecione o botão Programação.
  • Na aba Programação semanal é possível editar a programação de cada dia da semana.
  • Selecione o dia da semana que deseja programar.
  • Para inserir um novo horário, clique em Novo e, para salvar, clique em Ok.
  • Para editar um horário já configurado, clique sobre ele e digite o novo horário.
  • Para remover, selecione um horário e clique em Apagar.
  • Você também pode definir o tipo de compromisso que será agendado para cada horário. Para isso, clique no campo Tipo e selecione o compromisso desejado ou digite um novo.
  • Para salvar as alterações da programação, clique em Ok.
Links

No HiDoctor Desktop, é possível abrir uma única agenda e uma única base de dados por vez. No entanto, você pode alternar rapidamente entre diferentes agendas e bases, desde que o usuário secretária tenha sido configurado adequadamente. Entre em contato com nosso suporte se precisar fazer essa configuração.
Embora não seja possível abrir duas agendas simultaneamente, a ferramenta de troca rápida permite economizar tempo e otimizar seu fluxo de trabalho.

Você também pode acessar duas agendas simultaneamente pela interface online, utilizando dois navegadores diferentes ou uma aba anônima.

É possível personalizar os horários de atendimento de acordo com o dia da semana. Por exemplo: de segunda a quarta-feira, os atendimentos ocorrem das 9h às 12h, enquanto nas quintas-feiras, os atendimentos começam à tarde, das 14h às 17h.

Contudo, não é possível programar o horário de um único dia específico. A partir do momento em que você altera o horário da quinta-feira, por exemplo, todas as quintas-feiras, passadas e futuras, serão atualizadas com essa nova configuração.

Quando for o caso de realizar um atendimento extraordinário, seja um encaixe ou um horário adicional, é possível agendar compromissos mesmo sem fora da programação: basta informar manualmente o horário adicinal no campo Horário.

Links

Você pode localizar rapidamente o histórico de agendamentos de um paciente na tela de pesquisa de pacientes no HiDoctor:

  1. Busque pelo nome do paciente desejado.
  2. Selecione-o na lista de resultados.
  3. Clique no ícone de relógio localizado ao lado do campo de busca.

Essa ação abrirá uma tela que exibirá todos os agendamentos desse paciente, tanto os futuros quanto os já realizados. Ao clicar em um dos agendamentos, a Agenda abrirá o dia específico do agendamento.

O HiDoctor oferece duas formas de confirmar a agenda pelo WhatsApp.

Confirmação automática

A maneira mais prática de confirmar seus compromissos é através das mensagens automáticas do XSMS, sistema que envia mensagens via WhatsApp com um clique.

O XSMS solicita a confirmação do compromisso e apresenta botões rápidos para confirmação, cancelamento ou remarcação da consulta.

O XSMS é um serviço pré-pago, ou seja, você adquire os créditos de envio e pode fazer as confirmações sob demanda, sem adicionar nenhum valor fixo à sua mensalidade. Cada mensagem sai ao custo de um crédito e estes podem ser adquiridos em pacotes de 200 a 1600 créditos, de acordo com sua necessidade. Quanto maior o pacote, menor o custo por crédito.

O envio é feito por um telefone próprio, homologado pela Meta (empresa desenvolvedora do WhatsApp), e garante que seus pacientes receberão a mensagem de maneira profissional e sem risco de comprometimento do seu telefone.

Para enviar confirmação de compromisso pelo XSMS:

  1. Na agenda, clique no menu XSMS > Enviar para pacientes do dia.
  2. Se você ainda não tiver ativado o XSMS, o sistema te guiará para a ativação.
  3. Na tela de envio das mensagens de confirmação do dia, escolha a opção WhatsApp no campo Enviar por.
  4. Clique em Enviar mensagens selecionadas, para fazer o disparo das mensagens.

Conforme os pacientes responderem, você verá as respostas diretamente na agenda.

Confirmação manual

Você também pode fazer envios de mensagens manuais via WhatsApp, que é gratuito e permite personalizar o conteúdo da mensagem. O envio é feito via WhatsApp Web, usando sua própria conta do serviço. As mensagens deverão ser enviadas individualmente para cada paciente.

Você pode criar um modelo de mensagem padrão para facilitar o envio, estabelecendo macros de substituição de nome e horário de atendimento, por exemplo. Basta cadastrar na Biblioteca um texto com o tipo WhatsApp.

  1. Abra a Agenda e selecione o compromisso do paciente para qual deseja enviar a mensagem de confirmação.
  2. Clique no botão do WhatsApp, ao lado do campo de telefone.
  3. O HiDoctor abrirá a interface de envio de mensagens pela Agenda, detalhando o paciente, data/hora do compromisso, e o número para qual a mensagem será enviada.
  4. Confira o número do paciente e o DDD do telefone do paciente.
  5. Selecione o modelo de mensagem que deseja enviar ou digite a mensagem desejada no campo de texto.
  6. Clique em Enviar para fazer o envio da mensagem.
  7. Aguarde que o WhatsApp Web abra para prosseguir com o envio. Clique na opção de enviar pelo WhatsApp Web.
  8. O WhatsApp abrirá a conversa com o paciente e você só precisará clicar no botão Enviar.

Para confirmar os demais agendamentos, repita o mesmo processo para os demais pacientes agendados. Como se trata de uma confirmação sem automatização, a secretária precisará verificar as respostas e confirmar/desmarcar os compromissos manualmente.

Não, o texto de confirmação automática de compromisso é fixo e não pode ser alterado.

É possível alterar o nome do médico para a assinatura e incluir o link para o MedBook na mensagem de confirmação.

Acesso online

Você tem diversas opções de acesso ao HiDoctor, mesmo fora do consultório:

  • Online, pelo HiDoctor Cloud.
  • Pelo aplicativo HiDoctor Mobile instalado no celular, que não depende da internet para funcionar.
  • Através de uma segunda cópia do HiDoctor instalada em outro computador (p.ex. seu computador pessoal em casa), sem custos adicionais.

Todos esses acessos apresentam os dados atualizados do seu consultório, através das sincronias que você realiza todos os dias.

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Sim! O HiDoctor também tem acesso online!

Ele é o único sistema para clínicas e consultórios que permite gerenciar seus prontuários eletrônicos de diferentes formas, no seu computador, tablet ou celular, sem depender da internet (HiDoctor instalado no Desktop e HiDoctor Mobile no celular ou tablet) ou acessando online (HiDoctor NET e HiDoctor Cloud).

Para acesso online, o usuário pode escolher entre a nossa interface clássica (HiDoctor NET), para uma experiência de uso muito próxima à do Desktop ou a nossa interface moderna (HiDoctor Cloud), mais adequada para uso em celulares e tablets.

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Sincronia

A sincronia pode ser feita a qualquer momento clicando no ícone do MedSync na barra de ferramentas.

Ao fechar o programa, o usuário também é alertado com um lembrete de realização da sincronia. É possível configurar essa mensagem para ser exibida:

  • Ao fechar o HiDoctor.
  • Ao abrir o HiDoctor.
  • Há cada X hora(s).

A sincronia mantém uma cópia de segurança dos seus dados na internet, por isso é importante realizá-la todos os dias, no início e no fim do expediente.

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Sim, a sincronia da base de dados do HiDoctor pode ser realizada em qualquer computador que utiliza o sistema, não se limitando ao computador servidor. Antes de iniciar a sincronia, é necessário fechar o HiDoctor nos demais computadores, mantendo-o aberto apenas no computador onde a sincronia será feita.

É necessário apenas que o computador servidor esteja ligado para que a sincronia seja realizada.

Não, por questão de segurança, a sincronia deve ser acionada manualmente e sempre autenticada pelo usuário responsável. Recomendamos que a sincronia seja feita no fim do expediente, para salvar todos os dados adicionados durante o dia, e também antes do início do expediente, para atualizar com as informações inseridas fora do consultório, pelo celular ou pela web.

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A tela de conflito da sincronia aparecerá apenas quando a mesma informação for alterada em diferentes pontos de acesso ao sistema, sem que o conteúdo tenha sido atualizado entre as alterações. Por exemplo:

  1. No computador do consultório, a secretária edita o telefone do paciente e sincroniza no final do dia.
  2. Em casa, o médico utiliza no seu notebook fora da rede, sem sincronizar antes, e também altera o telefone do paciente.
  3. Ao sincronizar o notebook, o médico verá a tela de conflito de dados informando que há 2 registros distintos para o telefone do paciente.

Isso acontece porque o sistema detecta a divergência entre as informações armazenadas no servidor, que já foram sincronizadas, e aquelas salvas no seu computador. Portanto, é necessário que você avalie as informações divergentes (estarão destacadas em vermelho) e escolha a opção mais completa e atualizada para manter.

Portanto, não existe uma resposta única para esta pergunta. Sempre será necessário analisar cuidadosamente cada informação e selecionar a que for mais completa.

Existe uma maneira definitiva de evitar esses conflitos: basta manter uma rotina de sincronização, realizando sempre no início e no fim do expediente para garantir que as informações estejam sempre atualizadas.

Aplicativo HiDoctor Mobile

Baixe o aplicativo para Android ou iOS e na tela de login, insera seus dados de sincronia. O aplicativo irá baixar os dados de prontuário e de agenda para deixá-los disponíveis no seu aparelho mesmo sem internet.

A primeira sincronia poderá demorar um pouco, dependendo do tamanho da sua base e da velocidade da conexão. Enquanto isso, o Mobile permite consultar os dados que já foram baixados sem interromper a sincronia. As demais sincronias tendem a ser rápidas, quase imperceptíveis – sobretudo se você realiza esse processo com frequência.

Há uma restrição em aparelhos Apple do download em segundo plano: o sistema interrompe a sincronia se você abrir outro aplicativo ou desligar a tela durante o processo. Isso ocorre com outros aplicativos que fazem download de conteúdos para acesso local (como Spotify, Google Maps e Netflix). Mantenha o HiDoctor Mobile aberto e em primeiro plano até que se conclua a sincronia (apenas para iPhone/iPad).
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Basta tocar no botão Sincronizar para enviar todos os novos dados adicionados pelo HiDoctor Mobile para o backup online. Esse botão estará disponível sempre que houver conexão com a internet.

O agendamento via HiDoctor Mobile só pode ser feito pela internet, para evitar conflitos com o Agendamento online e outros serviços que dependem da sincronia constante da sua agenda.

  1. Abra o aplicativo HiDoctor Mobile e acesse a agenda.
  2. Clique no ícone de nuvem, localizado no canto superior direito, que o levará para o acesso online.
  3. Faça o agendamento normalmente, escolhendo o horário desejado e selecionando o paciente.
  4. Se desejar, você poderá alterar o tipo de compromisso e preencher os valores opcionais, como valor, ou adicionar uma nota para o agendamento.
  5. Clique em Salvar para gravar o agendamento.
  6. Ao retornar para a tela inicial do HiDoctor Mobile, faça uma nova sincronia para visualizar o compromisso na agenda local.

Rede local

O computador servidor (principal) é o que contém a sua base de dados e fornece os dados para os outros computadores. É o computador que permanecerá mais tempo ligado, pois todos os demais computadores dependem de que o servidor esteja ligado e conectado à mesma rede interna para terem acesso ao HiDoctor.

Já as estações (clientes) são os computadores que dependem totalmente do servidor para acessar o HiDoctor, pois buscam os dados compartilhados por ele.

A Internet é uma rede global de computadores que permite a comunicação entre pessoas, empresas e organizações em locais físicos diferentes, como cidades, estados e países. Ou seja, a Internet tem a capacidade de conectar você ao mundo exterior. É por meio da Internet que você pode acessar sites, fazer downloads de arquivos, utilizar a plataforma online do HiDoctor e sincronizar sua base de dados.

Já a Intranet, ou rede local, é uma rede de computadores fisicamente conectados dentro de um mesmo ambiente, destinada ao compartilhamento de dados entre si. Trata-se de uma rede localmente restrita, comum em servidores instalados em empresas e organizações, acessível apenas por seus colaboradores. Através da rede local, é possível acessar o HiDoctor em uma estação (computador cliente), permitindo que esse computador e o servidor (computador principal) troquem, em tempo real, as informações inseridas no HiDoctor.

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Para se conectar ao Suips, basta abrir o programa pelo ícone na barra de ferramentas do HiDoctor ou pelo aplicativo na área de trabalho do computador. Em seguida, selecione seu usuário e clique em "Conectar" (por padrão, o Suips não possui senha para acesso).

O uso do Suips é bastante simples:

  1. Na aba Contatos, escolha a pessoa com quem deseja se comunicar via chat.
  2. Pressione a tecla Enter ou dê um duplo clique no nome da pessoa.
  3. Na tela do chat, digite sua mensagem e clique em Enviar ou pressione Enter.

Com esses passos, você poderá iniciar a conversa no Suips de forma rápida e eficiente.

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O Suips é um software de comunicação interna e instantânea integrado ao HiDoctor. No momento, ele está disponível apenas como software instalado nos computadores conectados à rede interna do consultório.

Para realizar uma teleconsulta no HiDoctor, comece pelo agendamento:

Agendamento da Teleconsulta
  1. Ao marcar um compromisso que será realizado à distância, selecione a opção Teleconsulta.
  2. Ao fazer isso, o sistema abrirá uma página com opções para enviar o link da consulta ao paciente, que pode ser compartilhado no momento do agendamento ou no dia da consulta.
  3. Se o paciente tiver um número de celular cadastrado, é possível enviar o link da consulta via WhatsApp.
  4. Também há a opção de enviar o link por email ou copiar o link para compartilhá-lo por outro meio.
  5. Para participar da teleconsulta, o paciente deve instalar o aplicativo HiMeet, também desenvolvido pela Centralx, disponível gratuitamente para Android e iOS.
No dia da Teleconsulta
  1. No horário agendado, selecione o compromisso na Agenda e clique no botão de Teleconsulta.
  2. Se ainda não tiver compartilhado o link, a tela para envio do link será exibida.
  3. Clique em Iniciar Teleconsulta para entrar na sala virtual da consulta.
  4. Autorize o navegador a acessar a câmera e o microfone para dar início à teleconsulta.
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O HiDoctor permite assinar digitalmente os documentos médicos emitidos para seus pacientes, como receitas, atestados e pedidos de exame (qualquer documento da ficha “Textos do paciente”). Para assinar um documento através do HiDoctor, o médico deve possuir um certificado digital A3 ICP-Brasil armazenado em mídia física (Token/Cartão) ou em nuvem (certificado Valid/VIDaaS oferecido gratuitamente pelo CFM).

HiDoctor Desktop
  1. Com o HiDoctor aberto, acesse a ficha do paciente.
  2. Gere o documento normalmente, pelo botão “Imprimir” na barra de ferramentas.
  3. Após compor o documento, clique no botão “Enviar”.

Será aberta uma janela com o documento que será compartilhado.

  1. O sistema abrirá uma tela com o texto que será enviado ao paciente, basta que você marque a opção “Assinar com certificado digital”.
  2. Selecione o seu certificado digital e clique em “Enviar”.
  3. Seu navegador irá abrir uma tela de envio do documento, onde você verá opções facilitadas para encaminhar o documento para o paciente via WhatsApp, e-mail ou copiar o link e enviar por outro meio que você desejar.

Você também pode reenviar um texto já emitido: basta abrir o texto salvo no prontuário e clicar no ícone de assinatura, na barra de ferramentas (símbolo de caneta).

Plataforma Online (HiDoctor NET e HiDoctor Cloud)
  1. Na ficha do paciente, abra o texto que deseja assinar e compartilhar.
  2. Clique no ícone Compartilhar texto para o paciente (símbolo de um QrCode), localizado na parte superior do HiDoctor.
  3. Na tela que se abrirá, marque a opção Assinar com certificado digital.
  4. Clique em Enviar.
  5. Selecione o certificado digital que fará a assinatura.
  6. Retorne a tela do HiDoctor NET e clique no botão Abrir tela de compartilhamento.
  7. Seu navegador irá abrir uma tela de envio do documento, onde você verá opções facilitadas para encaminhar o documento para o paciente via WhatsApp, e-mail ou copiar o link e enviar por outro meio que você desejar.

Você também pode marcar a opção "Salvar sessão de assinatura por..." e definir um período em que não será necessário autenticar seu certificado. Se esta opção não for selecionada, será necessário realizar o método de autenticação do seu certificado toda vez que for

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A assinatura digital dos prontuários deve ser feita como parte do processo de arquivamento e conformidade legal do prontuário ao finalizar o atendimento, para assegurar sua integridade e a autenticidade dos registros feitos pelo médico, cumprindo com exigências legais e regulatórias. A assinatura é feita no prontuário e o registro não pode ser modificado posteriormente.

Você pode assinar digitalmente seus prontuários (os dados pessoais do paciente e os registros clínicos como Anamneses etc) direto pelo HiDoctor.

Para assinar um prontuário, você já deve estar com seu certificado digital A3 ICP-Brasil instalado no seu computador, seja ele em nuvem ou token/cartão físico.

  1. Com o HiDoctor aberto, acesse a ficha do paciente.
  2. Clique no botão Assinatura digital, no menu lateral, ou no botão Assinar digitalmente na ficha que deseja assinar.
  3. A tela de assinatura digital do prontuário será aberta com uma lista de todos os registros do paciente que ainda não foram assinados.
  4. Nesta tela você pode selecionar individualmente qual registro irá assinar ou então escolher todos os registros disponíveis.
  5. Para iniciar o processo de assinatura, clique em Assinar.
  6. O HiDoctor mostrará os certificados digitais disponíveis. Escolha o que deseja utilizar para assinar os registros.

Utilizando a ferramenta de assinatura digital dos prontuários, você assegura a validade legal das informações inseridas no sistema para sua salvaguarda.

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O Agendamento Online do HiDoctor é mais um benefício exclusivo oferecido gratuitamente para todos os usuários do HiDoctor.

O paciente vê os horários disponíveis e escolhe o melhor dia e horário para agendar uma consulta. Ele informa seus dados e sua secretária recebe tudo direto na agenda, em tempo real, sem necessidade de confirmação adicional.

Você determina quais horários da sua programação semanal estarão disponíveis para o agendamento. Há diversos ajustes finos, como a antecedência mínima para o agendamento, a definição de horários exclusivos para atendimento presencial ou teleconsulta, entre outros.

O paciente pode agendar através do seu perfil do CatalogoMed – amplo diretório de médicos onde pacientes de todo o Brasil podem te encontrar – e também pelo seu perfil do MedBook, sua plataforma exclusiva de relacionamento com o paciente, onde ele só vê seu perfil, sem concorrentes. Ambos os perfis podem ser criados gratuitamente.

Entre em contato com nossos consultores para agendar a ativação do Agendamento Online no seu consultório.

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