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Telemedicina

Como fazer uso da telemedicina durante a epidemia de COVID-19

Diante do atual momento em que se busca a contenção do novo coronavírus, o CFM enviou ofício ao Ministério da Saúde reconhecendo excepcionalmente o uso da telemedicina nesse período, tendo em vista a segurança de médicos e pacientes e a manutenção dos atendimentos e acompanhamentos médicos que se fazem indispensáveis.

No dia 20 de março de 2020 foi então publicada a Portaria Nº 467 que dispõe sobre esse uso da telemedicina. Os documentos completos tanto do ofício quanto da portaria podem ser consultados nos links a seguir:
» OFÍCIO CFM Nº 1756/2020 – COJUR
» PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020.

Como fazer o atendimento por telemedicina?

O contato com o paciente pode ser feito através de instrumentos como o telefone e vídeo conferência (que pode ser realizada por Whatsapp, Skype ou outras ferramentas), de acordo com a disponibilidade do paciente. Médico e paciente devem combinar um meio de contato que seja possível e conveniente para ambos.

Como deve ser feito o registro dos atendimentos por telemedicina?


A portaria dispõe sobre informações obrigatórias que devem ser registradas quando do ato do atendimento remoto, sendo estas:

• Dados clínicos necessários para boa condução do caso
• Data, hora e tecnologia da informação e comunicação usada para o atendimento
• Número do Conselho Regional Profissional e sua unidade da federação

No HiDoctor®, o médico pode salvar o modelo abaixo em sua Biblioteca de textos para que durante a consulta importe-o para a Anamnese, preenchendo então os dados relativos ao atendimento corretamente:

Modelo para atendimento por telemedicina


* Ínicio do atendimento por telemedicina *

Data: __/__/____ Hora: __:__ Tecnologia: (Vídeo Whatsapp / Skype / Telefone / Outro)
CRM 000000-SP

(...) dados clínicos

* Término do atendimento por telemedicina *

Para salvar um texto na Biblioteca do HiDoctor®, acesse-a através do ícone presente na barra de ferramentas e na janela aberta cole o texto acima. Lembre de atribuir um nome ao texto e marcar o tipo como “Anamnese”. Você pode substituir a parte da data e da hora por macros para que sejam preenchidas automaticamente.

No momento do atendimento, para importar esse texto para a anamnese, basta clicar no botão “Biblioteca” na ficha de anamnese e então selecionar o texto desejado para importá-lo.

Como emitir prescrições e atestados para os atendimentos por telemedicina?


Os textos das prescrições e atestados podem ser criados normalmente no HiDoctor®, de modo que ficarão registrados no prontuário do paciente. Após criado o documento, ao clicar para imprimi-lo, na lista de seleção de impressora, terá disponível a impressão para salvar como um arquivo PDF. Salve então a prescrição ou atestado como um arquivo PDF.

Para que esse documento seja válido, a opção mais fácil e rápida apresentada na portaria sobre telemedicina é fazendo o uso de assinatura eletrônica para assinar o arquivo digitalmente. Se o médico já possui um certificado digital emitido pela ICP-Brasil, basta abrir o arquivo PDF no computador e haverá uma opção para assinar o arquivo usando seu certificado digital.

O médico que ainda não possui certificado digital deverá avaliar como proceder de acordo com as demais formas que a portaria dispõe para validação dos documentos, ou deverá adquirir um certificado digital.

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