Atalho: docs_medico
Gostou do artigo? Compartilhe!

Primeiros Passos - Médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como começar a utilizar o HiDoctor?

O primeiro passo é a instalação do programa. No primeiro acesso você deve configurar a base de dados e registrar o programa. Você pode entrar em contato com nosso suporte para agendar a instalação e configurações iniciais do programa, tudo feito de forma prática e rápida, através do acesso remoto.

Conhecendo a interface do programa

O HiDoctor tem uma interface simples, com ícones para acesso rápido a todas as principais funcionalidades do programa. A tecnologia Intellidesk também permite otimização na visualização da ficha do pacientes, mostrando diversas informações por vez de acordo com o tamanho de sua tela, de modo organizado e prático.

Como adicionar informações na ficha do paciente?

Ao fazer a busca pelo paciente e selecionar o nome, o prontuário é aberto. No menu lateral você pode escolher quais fichas deseja visualizar na tela. É indicado ainda quantas fichas de cada tipo estão cadastradas no prontuário. Em cada tipo de ficha, basta clicar em novo para adicionar uma nova ficha com novas informações.

Cadastrando convênios, medicamentos, exames, procedimentos e textos complementares

Para utilizar o programa efetivamente, é importante que os conteúdos auxiliares sejam devidamente inseridos no programa: cadastre os convênios com os quais trabalha, os exames e procedimentos mais solicitados e os medicamentos regularmente prescritos. Você pode buscar essas informações nas tabelas que acompanham o HiDoctor, editar o que achar necessário e realizar novos cadastros. Também é possível salvar na biblioteca textos complementares usados com frequência, como atestados e declarações, tornando mais fácil a impressão destes documentos quando necessário.

Marcando consultas e gerenciando a agenda

A agenda do HiDoctor é simples e prática para realizar o agendamento. Com poucos cliques a consulta é marcada, puxando os dados do paciente direto da base de dados ou então cadastrando um paciente novo rapidamente.
Outras funcionalidades essenciais integradas à agenda são a marcação online de consultas e a confirmação de consultas via sms.
Você ainda pode consultar sua agenda a qualquer momento através do seu celular, sem precisar de conexão com a internet, apenas utilizando o aplicativo HiDoctor® Mobile.

Como imprimir receitas, atestados, pedidos de exames, etc?

No HiDoctor você configura seu papel timbrado (ou layout de impressão) da forma que desejar, de modo que todos os documentos impressos pelo programa seguirão o mesmo padrão.
Imprimir documento é fácil: basta selecionar o tipo de documento que deseja imprimir. Cada documento tem uma janela específica onde você cria o texto inserindo as informações quase automaticamente, apenas selecionando as macros desejadas e os medicamentos, exames ou procedimentos específicos que precisar.

Utilizando a ficha de imagens e o Atlas do Corpo Humano

A forma mais prática de importar imagens para a ficha do paciente é através do HiDoctor® Capture, um aplicativo que você instala em seu tablet ou smartphone para capturar imagens e enviá-las diretamente para a ficha do paciente sem necessidade de conexão por cabos, bastando que o aparelho esteja conectado a uma rede wifi. Também é possível inserir nesta ficha imagens salvas no computador ou capturadas por um scanner ou webcam.
Ainda na ficha de imagens do paciente você pode inserir ilustrações do corpo humano em alta resolução disponibilizadas através do Atlas do Corpo Humano, acervo exclusivo para usuários do HiDoctor.

Uso de fichas personalizadas no atendimento médico

Além das fichas padrão, o HiDoctor Forms, sistema integrado ao HiDoctor, permite a criação e importação de fichas personalizadas para o HiDoctor. É possível criar fichas para atendimentos, exames, o que desejar. Você ainda pode visualizar e importar formulários construídos por outros médicos da sua especialidade.

Fazendo backup e acessando as informações fora do consultório

É importante manter o backup dos dados do HiDoctor sempre atualizado, de modo que, no caso de qualquer problema que possa acontecer, os dados de seus pacientes não sejam perdidos. Além da possibilidade do backup manual, também pode ser feito o backup que envia os dados do seu HiDoctor para um servidor online da Centralx. A vantagem da sincronia online é que seus dados se tornam acessíveis, com segurança, através de outros computadores com acesso à internet, bastando acessar o HiDoctor® NET. Mas se precisar de acesso aos seus dados a qualquer momento, na palma da mão, mesmo que não tenha uma conexão com a internet, utilize o HiDoctor® Mobile: um aplicativo para tablets e smartphones que permite a cópia de seus dados para o aparelho, deixando-os disponíveis para acesso offline. Todo dia, ao fim do expediente, acesse o aplicativo e sincronize as informações para acessar sua agenda e os prontuários a qualquer momento no smartphone ou tablet.

Comunicando-se com a secretária de forma eficiente

O HiDoctor traz integrado o Suips, um comunicador prático para facilitar a rotina do consultório e tornar os atendimentos mais organizados, proporcionando uma comunicação eficiente e discreta com a secretária, seja por chat, envio de notas ou lembretes programados.