Suporte

Backup

Computadores, assim como toda máquina, estão sujeitos a falhas e estas podem comprometer os seus dados. O procedimento de backup consiste em se fazer uma ou mais cópias de segurança dos arquivos de dados do sistema, para protegê-los contra eventualidades. Sendo assim, o usuário deve estabelecer uma rígida rotina de backup dos seus dados.

A Centralx desenvolveu um produto chamado Backup Programado, que não é parte integrante do HiDoctor, mas se integra a ele, que torna o processo de backup muito mais fácil.

Com o Backup Programado integrado ao HiDoctor, os arquivos de dados são automaticamente detectados e o HiDoctor emite um aviso ao ser encerrado, alertando o usuário sobre o backup e permitindo que ele seja realizado no momento. Além disto, também é possível configurar o backup para ser realizado em horários programados. Desta forma, você irá manter o seu backup sempre em dia e terá a certeza de que os arquivos corretos estão sendo copiados, garantindo a segurança dos seus dados.

Maiores informações sobre o Backup Programado podem ser obtidas na Internet: http://www.centralx.com/backup.

Caso você ainda não tenha adquirido o Backup Programado, é possível realizar o backup através de outros programas. São descritos a seguir os procedimentos de backup utilizando-se o MS Backup do Windows’95, o MS Backup do Windows’98 e o WinZip®.

A primeira providência a ser tomada é a verificação de quais arquivos deverão ser considerados no processo de backup. Para isto, deve-se consultar a configuração das bases de dados utilizadas pelo HiDoctor.

Em cada uma das bases de dados cadastradas, deve-se considerar o arquivo de dados, o arquivo do CID, o arquivo de agenda e o diretório dos formulários personalizados, sendo que no caso deste último, todos os arquivos presentes no diretório devem ser considerados.

ATENÇÃO: deve-se verificar com muita atenção quais arquivos serão considerados, pois, mesmo que o backup seja feito periodicamente, se os arquivos copiados não forem os corretos, não será possível recuperar os dados em caso de uma eventual perda.

A seguir são descritos os procedimentos para se realizar/restaurar o backup, dependendo do aplicativo utilizado:

MS Backup do Windows’95

Para realizar o backup:

1. Inicie o Backup do Windows 95®;
2. Clique em Backup;
3. Clique no sinal + do lado da unidade de disco que contém as pastas ou arquivos os quais você quer efetuar o backup;
4. Para selecionar uma pasta inteira, clique na caixa ao lado da pasta. Para selecionar somente alguns arquivos, clique no ícone da pasta que contém os arquivos e, depois, nas caixas ao lado dos arquivos, no lado direito da tela;
5. Clique em Próximo passo, depois no destino onde os arquivos de backup serão armazenados e, em seguida, em Iniciar Backup;
6. Digite um nome para o conjunto de backup.

Para restaurar o backup:

1. Clique em Restaurar;
2. Clique na unidade onde você colocou o conjunto de backup quando efetuou o backup dos arquivos;
3. No lado direito da janela, clique no conjunto de backup desejado, depois em Próximo passo;
4. No lado esquerdo da janela, clique nas caixas ao lado das pastas a serem restauradas;
5. Para exibir mais pastas, clique no sinal + ao lado de uma pasta. Selecione arquivos individuais no lado direito da janela;
6. Clique em Iniciar restauração.

Obs.: Lembre-se de que a restauração só é necessária em caso de perda das informações.

MS Backup do Windows’98

Você pode criar um novo trabalho de backup ou abrir um backup já existente.

O primeiro passo é criar um trabalho de backup. O procedimento é o seguinte:

No menu Trabalho, clique em Novo.

1. A guia Backup aparece sem arquivos selecionados e com todas as configurações definidas com valores iniciais;
2. Clique em Todos os arquivos selecionados;
3. A esquerda da tela, marque os arquivos necessários para execução do backup do HiDoctor;
4. É necessário fazer as seleções de arquivos antes de executar o trabalho de backup;
5. Abaixo na tela selecione para onde vai ser feito o backup. Escolha um destino de backup em Onde armazenar o backup. Este é o local onde você irá gravar o seu backup. Se você vai fazer backup para disquete, informe sua unidade de disco;
6. No menu Trabalho, clique em Salvar. Será perguntado o nome do trabalho que você acabou de fazer. O nome pode ser HiDoctor, por exemplo (verifique onde foi gravado para facilitar na próxima vez que for utilizar o software de backup);
7. Na próxima vez que você entrar, já não será necessário fazer a criação do trabalho de backup, basta abrir o trabalho de backup que foi gravado anteriormente;
8. Para executar esse trabalho de backup agora, clique em Iniciar.

Obs.: As unidades de rede podem ser selecionadas para o backup, como qualquer outra unidade.

WinZip®

O Winzip é um compactador de arquivos que poderá auxiliá-lo na tarefa de realizar o seu backup.

Caso você não o possua, poderá ser feito o dowload a partir da internet em http://www.winzip.com.

Após o produto instalado, siga os passos a seguir para realizar o backup.

Para realizar o backup:

1. Na barra de ferramentas, clique no botão New;
2. Na tela que aparecerá, coloque um nome para o seu arquivo de dados (por exemplo, HiDoctor.zip) e clique no botão Ok. Coloque antes do nome o diretório em que você deseja gravar o backup, por exemplo a:\HiDoctor.zip;
3. Em seguida, aparecerá uma tela lhe perguntando quais os arquivos dos quais você gostaria que fosse feito o backup. Selecione os arquivos e clique no botão Add;
4. Em seguida, o software voltará à tela original e você poderá sair do mesmo.

Para restaurar o backup:

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Open;
2. Digite o nome do arquivo gravado. Por exemplo, se seu drive é a: e o nome do seu arquivo é HiDoctor.zip digite a:\HiDoctor.zip. Clique no botão Open;
3. O último passo é clicar no botão Extract na barra de ferramentas e informar qual o local onde os arquivos deverão ser restaurados, por exemplo c:\arquivos de programas\centralx\HiDoctor7\.

Obs.: Lembre-se de que a restauração só é necessária em caso de perda das informações.

 
Centralx © , Todos os Direitos Reservados