Atalho: novidades_hi808
Gostou do artigo? Compartilhe!

HiDoctor 8.0.8 - Novidades da versão

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Atenção: Esta não é a versão mais recente do software. Atualize para o HiDoctor1 10.

A versão 8.0.8 do HiDoctor1 traz novas funcionalidades que irão auxiliar na sua prática médica. Conheça as novas ferramentas do programa e saiba como extrair o máximo de seu HiDoctor1:

Para fazer o download da revisão 8.0.8 do HiDoctor1, clique aqui

Integração com Atlas2 Online

A Centralx4 desenvolveu uma nova ferramenta online que irá contribuir para a sua prática médica. O Atlas2 é um sistema que traz um conjunto de imagens de partes do corpo humano5, órgãos e tecidos, que podem ser utilizadas pelos profissionais de saúde6 para auxiliar no diagnóstico7 dos pacientes, bem como para servir de elemento ilustrativo e ajudar na informação do paciente.

A partir da versão 8.0.8 do HiDoctor1, o usuário poderá ter acesso ao sistema através da guia "Imagens".

Para utilizar o Atlas2 através do HiDoctor1, abra a guia de imagens do paciente e clique no botão "Inserir imagem a partir do Atlas2", destacado na imagem abaixo:

Uma janela será aberta com o Centralx4 Atlas2. Para localizar uma imagem, digite o que você procura no campo de pesquisa e tecle Enter.

Serão listadas todas as imagens que contêm a expressão que você procurou. Selecione a imagem que você deseja inserir na ficha do paciente e clique no botão "Importar", em destaque na imagem abaixo:

O formulário de edição de imagens será aberto para você fazer as modificações necessárias. Veja como utilizar as ferramentas para editar imagens no tutorial Edição de imagens no HiDoctor1

Você também pode importar uma imagem do Centralx4 Atlas2 através do formulário de edição de imagens. Para isso, basta clicar no botão do Atlas2 e selecionar a imagem que você deseja.

Novo Painel

Ao iniciar o HiDoctor1, a página do Painel.med.br é aberta dentro do programa em forma de guia, em vez de ser aberta no HiDoctor1 Browser. Para fechar esta guia, basta selecionar a ficha de um paciente ou clicar sobre o controle de pacientes.

Para reabrir a guia do Painel.med.br, clique no botão Painel Online, em destaque na imagem abaixo:

Este navegador embutido deve ser utilizado apenas para acessar seu Painel. O HiDoctor1 continua trazendo o HiDoctor1 Browser, o navegador integrado ao sistema, para você visitar outras páginas.

Atualização do Suips

O Suips já vem sendo integrado ao HiDoctor1 desde a versão 7.5 do programa.

Prático e eficiente, o Suips foi atualizado para esta nova versão do HiDoctor1 e agora contém novas funcionalidades para facilitar sua utilização:

Login automático pelo HiDoctor1

O usuário agora pode associar uma conta do Suips a um usuário do HiDoctor1. Assim, quando o usuário fizer o login no HiDoctor1, irá iniciar automaticamente sua conta no Suips.

Quando você realizar o login no HiDoctor1 e depois acessar sua conta no Suips, a seguinte tela irá aparecer, sugerindo que você associe as duas contas. Para associar, basta digitar a sua senha de acesso ao HiDoctor1 e clicar em Associar.

Quando o usuário encerrar sua sessão no HiDoctor1, o Suips também irá realizar o logoff, garantindo a segurança de suas informações.

Para desassociar as contas, basta acessar o menu Especial > Configurações, clicar na guia Base de dados e selecionar a base de dados.
No campo Login do Suips associado são informados o servidor do Suips e o email correspondente à conta do usuário. Para desassociar essa conta, clique no botão Desassociar; depois, clique no botão Gravar e informe sua senha da base de dados.

Acesso pela internet

Nesta nova versão, o Suips também oferece a possibilidade de acessar sua conta remotamente a partir de qualquer computador, através do Login Centralx®. Saiba como neste tutoria

Envio de emails pelo HiDoctor1*

Agora o usuário pode enviar emails diretamente do HiDoctor1, através do Suips. Tanto na barra superior quanto nos campos onde aparece o email do paciente (como na agenda e na ficha de dados pessoais), é exibido o ícone Enviar email.

Ao clicar no ícone é aberta uma janela no Suips onde você poderá escrever a mensagem e enviá-la ao seu paciente.

*O envio de email pelo HiDoctor1 é um benefício dado em cortesia pela Centralx4. O envio não é garantido e pode ser interrompido sem qualquer aviso prévio.

Atualização do HiDoctor NET3

Os assinantes do HiDoctor NET3 contam com mais uma funcionalidade para auxiliar na utilização do HiDoctor1 pela internet: agora os formulários personalizados construídos no forms.med.br estão disponíveis para visualização através do HiDoctor NET3.

Para visualizar os formulários, clique na aba forms.med.br, no menu à esquerda.

acesso ao forms.med.br

O usuário pode visualizar ou remover os registro do forms.med.br.

forms.med.br no HiDoctor NET

Tabela TUSS

Outra novidade desta versão é a inclusão no cadastro de procedimentos e exames da tabela TUSS 1.02, nova codificação para procedimentos médicos adotada como padrão pela ANS.

Para cadastrar itens na tabela TUSS, acesse o Cadastro de procedimentos e exames, através do botão da barra de ferramenta mostrado a seguir:

Botão de acesso ao Cadastro de procedimentos e exames

Essa nova tabela pode ser utilizada no cadastro de convênios, nas guias e na impressão de pedidos de procedimento ou exame.

Utilização da tabela TUSS

A tabela TUSS será cadastrada automaticamente em novas bases de dados do HiDoctor1 (bases criadas na versão 8.0.8). Se você já possui uma base de dados do HiDoctor1 e deseja importar a tabela TUSS, entre em contato com o suporte da Centralx4.

Atualização do Child

Os usuários que possuem o módulo de Crescimento Infantil8 terão seu sistema atualizado para a mais nova versão, acessível através da guia Child, no menu lateral do HiDoctor1. A atualização do Child é feita automaticamente durante a atualização do HiDoctor1 para a versão 8.0.8.

Além de ter ganhado uma guia própria, o novo Child ganhou um novo layout e agora também tem seus dados sincronizados pelo MedSync9.

Novo layout do Child - Gráficos

Agora é possível gerar gráficos utilizando a tabela WHO 2007 (Organização Mundial de Saúde6 - World Health Organization) como referência.

Nova referência - Tabela WHO

Complementos

1 HiDoctor: Software para consultórios médicos inteligentes desenvolvido pela Centralx para auxiliar as atividades do consultório e apoiar os pacientes através de recursos exclusivos de comunicação.
2 Atlas:
HiDoctor NET
3 HiDoctor NET: é o seu HiDoctor pela internet. Se você realiza a sincronia diariamente, pode acessar o HiDoctor NET pelo celular, tablet, computador ou qualquer outro dispositivo conectado à internet. Todos os dados que você modificar no HiDoctor NET serão enviados ao HiDoctor na próxima sincronia. Disponível para todos os usuários do Pacote Office
4 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
5 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
8 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
MedSync
9 MedSync: é o aplicativo que faz a sincronia do HiDoctor. Quando o usuário ativa o MedSync, o HiDoctor envia e recebe dados de nossos servidores e mantém as bases sincronizadas. Disponível para usuários do Pacote Office