Atalho: receituario_antibiotico
Gostou do artigo? Compartilhe!

Modelo para receita de controle especial

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

De acordo com as determinações da Anvisa de novembro de 2010, a prescrição de antibióticos deverá ser feita em duas vias: uma para a farmácia e outra para o paciente. Além disso, a regra determina que as receitas terão a validade máxima de 10 dias.

Essas medidas são válidas para mais de 90 substâncias, abrangendo todos os antibióticos com registro no país.

Veja as exigências para a prescrição de antibióticos definida pela Anvisa:

  1. Obrigatoriedade de prescrição em duas vias: identificação no receituário (manualmente, por computador ou impresso) de que a 1ª via se destina à farmácia e a 2ª via ao paciente.
  2. Identificação do emitente: nome do profissional, número da inscrição no CRM, endereço completo e telefone, sigla da UF ou nome da instituição e, no caso, o número do CNPJ.
  3. Identificação do paciente: nome e endereço completos do paciente.
  4. Prescrição: nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade (em algarismos arábicos e por extenso) e posologia e tempo de tratamento.
  5. Data da emissão.
  6. Assinatura e carimbo do emitente.
  7. Identificação do comprador.
  8. Identificação do fornecedor: de responsabilidade da farmácia e poderá ser preenchido manualmente ou mediante carimbo.

Você pode fazer o download do nosso modelo pronto de prescrição de antibióticos em .doc.
Abra o arquivo, copie o conteúdo e cole num novo texto da biblioteca do HiDoctor. Preencha com seus dados os campos marcados como <informar> e salve o modelo na biblioteca para que você possa usar sempre que precisar prescrever antibióticos.