Atalho: seguranca_hidoctornet
Gostou do artigo? Compartilhe!

Recomendações de segurança para uso do HiDoctor NET

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Neste documento, apresentamos nossas recomendações básicas de segurança para uso do HiDoctor NET:

1. Identifique corretamente o site

Antes de acessar a sua conta no HiDoctor NET, verifique se o endereço mostrado na barra do seu navegador se inicia com o prefixo mostrado abaixo. Além disso, confira se há uma sinalização do seu navegador indicando que o site foi identificado corretamente (um cadeado fechado, por exemplo).

Evite o acesso caso seu navegador apresente notificações relacionadas a falha na identificação do site, e entre em contato com o atendimento ao vivo para relatar sua experiência.


2. Guarde suas senhas em segredo

Suas senhas e chaves criptográficas são de uso pessoal e intransferível. Elas não devem ser compartilhadas com ninguém. NUNCA revele suas credenciais a outra pessoa, seja por telefone, no nosso suporte ou em qualquer outra situação.

As consequências da quebra de uma senha são de responsabilidade exclusiva do usuário. Portanto, é importante que você crie uma senha forte e diferente para cada sistema que utilizar. Na primeira suspeita de que seu sigilo tenha sido comprometido, altere a senha imediatamente.


3. Entenda a diferença entre equipamento pessoal e público

O HiDoctor NET utiliza esta distinção para ter certeza de que você está acessando de um computador confiável.

Considere como computador pessoal apenas aqueles de que faça uso exclusivo, seja em casa ou em consultório particular. Não considere como pessoais equipamentos de uso compartilhado.

O computador público não é confiável porque pode ser utilizado por pessoas mal intencionadas para roubar senhas e informações pessoais. Um computador em clínica ou hospital é um computador público* que você deve evitar utilizar para o acesso de informações confidenciais como o HiDoctor NET e internet banking. Porém, se a necessidade do acesso for urgente, declare o equipamento como público.

Para garantir sua segurança, nunca armazene sua senha nos equipamentos que utiliza, mesmo que o navegador lhe ofereça esta possibilidade, sob o risco de ela ser transmitida e revelada na Internet por programas maliciosos, como spywares, ransomware** e outros.


4. Cadastre seu telefone seguro

O telefone seguro é o número responsável por diversas confirmações de segurança no HiDoctor NET. É importante que ele seja pessoal, esteja sempre disponível e seja um número de celular. Configure um telefone seguro em Especial > Configurações > Segurança.

Para alterar o número do seu telefone seguro, entre em contato com o atendimento ao vivo via chat ou pelo telefone.


5. Ative a autenticação em duas etapas

A autenticação em duas etapas é uma camada extra de segurança para proteger sua conta. Além da sua senha, a autenticação de duas etapas exige também um código que apenas seu celular tem.

Para ativar este recurso de segurança, você precisará de um aplicativo autenticador instalado em seu celular (Veja os aplicativos gratuitos recomendados para Android, iOS, Windows Phone ou BlackBerry).

Este aplicativo irá gerar automaticamente o código que você deve usar para fazer a autenticação em duas etapas. Assim, quando você desejar fazer o login no HiDoctor NET de um novo aparelho, deverá estar com o aplicativo em mãos.


6. Fique de olho nos dispositivos com acesso

O HiDoctor NET lista todos os dispositivos com permissão para acessar sua conta. Em Especial > Configuração > Segurança, veja na lista Dispositivos quais aparelhos estão com autorização de acesso.

Os dispositivos que não pertencerem mais a você ou qualquer acesso suspeito podem ser revogados através desta tela.


7. Informe-se sobre segurança

É importante manter-se informado sobre questões de segurança divulgadas na mídia, como vazamento de dados, falhas de segurança em aparelhos e problemas que a falta de cuidados com a senha pode causar. No caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento ao vivo via chat.

* Computadores de LAN House ou de ambientes públicos como faculdades não é recomendado para uso do HiDoctor NET. Caso você não possa garantir a integridade do aparelho, evite o uso do equipamento e adie o seu acesso.

** Spyware é o termo utilizado para designar um tipo de programa malicioso que age como um espião, monitorando suas atividades e recolhendo informações como senhas e outros dados confidenciais. Ransomware define um outro tipo de programa malicioso que age como um "sequestro digital", restringindo o acesso ao seu sistema e solicitando resgate para reestabelecer o uso.