Atalho: dados_pessoais
Cadastro de Dados pessoais
A ficha de dados pessoais é composta de informações essenciais dos pacientes, utilizadas para referenciá-los em seu consultório. Esta ficha garante o registro e a individualização de cada paciente.
Os Dados pessoais apresentam seções detalhadas de informação, que podem ser minimizadas conforme sua necessidade. A seção de identificação permanece sempre aberta.
Identificação
- Nome: O nome do paciente é imprescindível para o cadastro. Você notará que após cadastrar o paciente, o HiDoctor bloqueia este campo para evitar alterações indevidas. Se for necessário editar o nome do paciente, basta clicar no botão de cadeado.
- Foto: imagem de identificação do paciente; você pode inserir uma foto salva no seu computador ou fotografar o paciente usando o celular, via HiDoctor Capture. Saiba como inserir fotografias na ficha Dados pessoais.
- Prontuário: referência do prontuário do paciente.
- Leito: Caso o paciente esteja internado, informe neste campo o leito em que ele se encontra.
- Cadastro: Data em que o paciente foi cadastrado no HiDoctor (gerada automaticamente). Pode ser modificado, se necessário.
- Nascimento: Data de nascimento do paciente. Ao preencher este campo, o HiDoctor já calcula a idade do paciente.
- Inativo: Marque este campo caso o paciente não frequente mais o consultório ou tenha falecido. Pode ser usado como filtro nas estatísticas e geração de listas.
- Previsão de retorno: Se desejar, insira uma data estimada para o retorno do paciente. Pode ser usado como filtro nas estatísticas e geração de listas.
Tags
As Tags, ou etiquetas, são palavras-chave que você personaliza para categorizar seus pacientes. A seção mostra todas as tags inseridas na ficha do paciente. Saiba como usar as Tags.
Dados complementares
- Selecione uma das opções para indicar o Estado civil do paciente.
- Os campos Cor e Grau de instrução possuem opções pré-cadastradas, mas também permitem que você informe uma nova opção.
- Convênio: Convênio do paciente. Para escolher um convênio, ele já deverá estar cadastrado.
- Matrícula: Número de matrícula do paciente no convênio.
- Indicado por: Quem indicou seu consultório para o paciente. Se foi indicado por um de seus colegas de profissão, clique na lupa ao lado para abrir sua agenda e localizar o contato. Já o botão do CatalogoMed abre uma busca para você localizar um médico que você não possua dentre os contatos. A indicação pode ser usada como filtro de prioridade no adiantamento.
Endereço
- Informe o CEP do paciente e clique na lupa para o HiDoctor preencher os demais campos de endereço. Você precisará inserir apenas o Complemento do endereço.
Telefones
- Informe os telefones do paciente, separados por vírgula. O HiDoctor identifica telefones celulares para enviar SMS e WhatsApp.
* Para fazer o envio de SMS ou WhatsApp, recomendamos informar os telefones celulares no formato de 9 dígitos (iniciados pelo número 9). - O botão ao lado do campo permite enviar uma mensagem individual para este paciente utilizando o WhatsApp.
Documentos
- CPF: Caso o paciente não possua este documento, você pode inserir o CPF de um responsável e indicar quem é o titular.
- Há diversos outros documentos de identificação que podem ser informados adicionalmente; contudo, recomendamos que a secretária priorize o preenchimento do CPF, que é o documento principal para o compartilhamento de informações médicas, como prescrições digitais.
E-mails
- Email para envio de informações médicas: Endereço de email do paciente utilizado para comunicação oficial.
Utilize o botão ao lado deste campo para enviar um email para este paciente. - Há outros e-mails que podem ser cadastrados adicionalmente.
Observações
- O campo de Observações fica visível para a secretária. Você pode inserir qualquer informação não-clínica que a secretária poderá ter acesso. O botão maximiza o campo para facilitar a redação e formatação do texto.
Esta documentação tomou como base a versão 10.17.3 do HiDoctor. Você poderá ver telas diferentes das descritas, dependendo de sua versão em uso.