Prescrição digital no HiDoctor
O HiDoctor® permite assinar digitalmente os documentos médicos emitidos para seus pacientes, como receitas, atestados e pedidos de exame.
O documento assinado é facilmente compartilhado com o paciente pelo HiDoctor®, através de um link de acesso enviado por email, WhatsApp ou qualquer outro meio que você desejar.
Para assinar um documento através do HiDoctor®, o médico deve possuir um certificado digital A3 ICP-Brasil armazenado em mídia física (Token/Cartão) ou em nuvem.
Acompanhe o tutorial em vídeo:
Como ativar?
A ferramenta de assinatura digital está disponível gratuitamente para todos os usuários com o HiDoctor® atualizado e que sincronizam a base no HiDoctor NET.
Você encontra a assinatura digital no HiDoctor® a partir da versão 10.9.8 do software. Se você ainda não possui esta versão ou posterior, atualize agora ou agende a atualização com nosso suporte:
Com o HiDoctor® atualizado, você verá o seguinte botão na barra de ferramentas:

Quais textos podem ser assinados?
Você pode assinar qualquer texto emitido para o paciente durante a consulta: prescrição, atestado, pedido de exame, etc. Em resumo, qualquer documento da ficha Textos do paciente.
Como o paciente acessa o documento?
O texto é compartilhado através de um link que você envia ao paciente por e-mail, WhatsApp ou outro meio digital. Ao acessar esse link, o paciente precisa informar a data de nascimento e o CPF para autenticar o acesso.
Como assinar documentos?
Assinando documentos já emitidos
- Na ficha do paciente, abra o Texto do paciente que deseja assinar e compartilhar.
- Clique no botão na barra de ferramentas para começar o processo de compartilhamento e assinatura.
Assinando documentos novos
- Gere o documento normalmente, pelo botão imprimir na barra de ferramentas.
- Após compor o documento, clique no botão Enviar.
Independente do método que você escolher, será aberta uma janela com o documento que será compartilhado. Para fazer a assinatura digital, marque a opção Assinar com certificado digital e, no campo ao lado, selecione seu certificado digital conectado ao computador.

Seu Token poderá solicitar a senha para autorizar a assinatura digital. Informe-a para prosseguir.
Por fim, clique em Enviar para ativar o compartilhamento. Seu navegador irá abrir uma tela de envio do documento, onde você verá opções facilitadas para encaminhar o documento para o paciente:

Caso o paciente possua telefone celular cadastrado, você poderá compartilhar este documento via WhatsApp 1. Também é possível compartilhar via email 2 ou então copiar o link de compartilhamento 3 e enviar por outro meio que você desejar.
Para visualizar o documento que o paciente receberá, clique em Ver documento PDF 4.
Como é o documento assinado digitalmente?
O documento assinado digitalmente pelo HiDoctor® possui uma tabela próxima ao rodapé, com QR Code (código que pode ser lido pela câmera do celular) e um links em texto. O layout da impressão pode se configurado pelo HiDoctor NET; já a tabela é inserida automaticamente e não pode ser alterada.
Esta tabela possui informações sobre a assinatura digital e links para sua validação em duas formas de acesso, um QR Code e um link em texto (o link e o QR Code de cada quadro direcionam para o mesmo lugar):

O primeiro quadro 1 apresenta o QR Code e o link que leva para o próprio documento, no formato digital – muito útil caso o paciente apresente o documento na versão impressa, permitido o acesso à versão digital.
Este mesmo quadro também contém um link que leva à plataforma de validação do documentos do ICP-Brasil, página oficial do Governo Federal que permite verificar se o documento foi assinado digitalmente e se a assinatura pertence ao médico que emitiu o documento.
O segundo quadro 2 apresenta o QR Code e o link que dá acesso a uma página que instrui sobre a validação e o arquivamento de documentos digitais, destinada ao farmacêutico, laboratório, setor de RH ou outro que receber o documento assinado digitalmente.