Prescrição digital no HiDoctor NET
O HiDoctor® NET permite assinar digitalmente e compartilhar os documentos médicos emitidos para seus pacientes, como receitas, atestados e pedidos de exame.
O documento assinado digitalmente tem validade legal e pode ser facilmente compartilhado com o paciente para o mesmo uso do documento impresso com assinatuda de punho.
Para assinar um documento através do HiDoctor® NET, o médico deve possuir um certificado digital A3 ICP-Brasil, que pode ser estar armazenado em uma mídia física (token ou cartão) ou então na nuvem (certificado Valid/VIDaaS oferecido gratuitamente pelo CFM).
Quais documentos podem ser assinados e compartilhados?
Você pode assinar quaisquer textos emitidos para o paciente durante a consulta: prescrição, atestado, pedido de exame, etc. Em resumo, qualquer documento da ficha Textos do paciente.
Como o paciente acessa o documento?
O texto é compartilhado através de um link que você envia ao paciente por e-mail, WhatsApp ou outro meio digital. Ao acessar esse link, o paciente precisa informar a data de nascimento e o CPF para autenticar o acesso.
Passo-a-passo: Como compartilhar?
Na ficha do paciente, localize o texto que deseja assinar. Observe que as fichas que podem ser assinadas possuem o botão de compartilhamento
.Clique no botão para começar o processo de compartilhamento e assinatura. Marque a opção “Assinar com certificado digital” e clique no botão Enviar.
Em seguida, você deverá selecionar o certificado digital que fará a assinatura. Cada certificado poderá solicitar senha ou seu método de autenticação para prosseguir.
Para utilizar um certificado digital armazenado em mídia física (primeira opção - token/cartão), é necessária uma configuração adicional. Veja como realizá-la.
Você também pode marcar a opção "Salvar sessão de assinatura por..." e definir um período em que não será necessário autenticar seu certificado. Se esta opção não for selecionada, será necessário realizar o método de autenticação do seu certificado toda ver que for necessário assinar um documento.
O documento será assinado e o HiDoctor® NET mostrará uma mensagem de confirmação:
A ficha do documento compartilhado apresenta algumas particularidades:
Abra a tela de compartilhamento pelo botão
.Na tela de compartilhamento de documento você verá formas facilitadas de envio:
Caso o paciente possua telefone celular cadastrado, você poderá compartilhar este documento via WhatsApp 1. Também é possível compartilhar via email 2 ou então copiar o link de compartilhamento 3 e enviar por outro meio que você desejar.
Para visualizar o documento que o paciente receberá, clique em Ver documento PDF 4.
Você pode fechar esta tela a qualquer momento.
Como é o documento assinado digitalmente?
O documento assinado digitalmente pelo HiDoctor® possui uma tabela próxima ao rodapé, com um QR Code (código que pode ser lido pela câmera do celular) e um link em texto. Essa tabela é inserida automaticamente e contém as informações necessárias para a verificação da assinatura digital e para a validação do documento.
O documento pode ser verificado via QR Code ou via upload no portal VALIDAR, página oficial do Governo Federal que permite verificar se um documento foi assinado digitalmente e se a assinatura pertence ao médico que emitiu o documento.
Qual a diferença entre essa assinatura e a assinatura digital dos prontuários?
Essa assinatura deve ser usada sempre que o médico desejar enviar um documento para o paciente com validade legal, ou seja, uma receita, um atestado médico ou pedido de exame que não podem ser repudiados porque têm o mesmo valor de um documento impresso com carimbo e assinatura do médico. A assinatura digital neste caso é aplicada no documento PDF compartilhado, não no prontuário.
Já a assinatura digital dos prontuários deve ser feita como parte do processo de arquivamento e conformidade legal do prontuário ao finalizar o atendimento, para assegurar sua integridade e a autenticidade dos registros feitos pelo médico, cumprindo com exigências legais e regulatórias. A assinatura é feita no prontuário e o registro não pode ser modificado posteriormente.
Em resumo, uma é feita para enviar para o paciente um documento digital com validade legal e a outra deve ser feita para arquivar um registro, impedindo sua alteração, garantindo a conformidade legal e a confiabilidade do documento.
Veja também: