Gostou do artigo? Compartilhe!

Assinatura digital no HiDoctor NET

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Assim como no software para desktop, o HiDoctor® NET permite assinar digitalmente os documentos médicos emitidos para seus pacientes, como receitas, atestados e pedidos de exame.

O documento assinado é facilmente compartilhado com o paciente através de um link de acesso enviado por email, WhatsApp ou qualquer outro meio que você desejar.

O que é necessário para assinar um documento pelo HiDoctor NET?

  1. Para assinar um documento através do HiDoctor® NET, o médico deve possuir um certificado digital A3 ICP-Brasil armazenado em Token ou em cartão.
  2. Instalar o Centralx® Assinador para Windows™ (ver link abaixo), que irá localizar os certificados digitais instalados no seu computador. A assinatura digital pelo HiDoctor® NET está disponível apenas para Windows.
  3. Instalar também a extensão WebSigner específica para seu navegador (ver links abaixo).

Instalação necessária para Windows™:

Centralx® Assinador para Windows™

Programa para localizar os seus certificados digitais disponíveis no computador, armazenados em tokens, smartcards e outros repositórios seguros. A instalação é necessária em todos os computadores que irão emitir assinaturas digitais pelo HiDoctor NET.

Extensões para navegadores:

Baixe a extensão específica para seu navegador.

WebSigner para Google Chrome

Extensão para emitir assinaturas digitais no HiDoctor NET através do navegador Chrome.

WebSigner para Mozilla Firefox

Extensão para emitir assinaturas digitais no HiDoctor NET através do navegador Firefox.

WebSigner para Microsoft Edge

Extensão para emitir assinaturas digitais no HiDoctor NET através do navegador Edge.

Quais textos podem ser compartilhados?

Você pode assinar qualquer texto emitido para o paciente durante a consulta: prescrição, atestado, pedido de exame, etc. Em resumo, qualquer documento da ficha Textos do paciente.

Como o paciente acessa o documento?

O texto é compartilhado através de um link que você envia ao paciente por e-mail, WhatsApp ou outro meio digital. Ao acessar esse link, o paciente precisa informar a data de nascimento e o CPF para autenticar o acesso.

Passo-a-passo: Como compartilhar?

Na ficha do paciente, localize o texto que deseja assinar. Observe que as fichas que podem ser assinadas possuem o botão de compartilhamento .

Clique no botão para começar o processo de compartilhamento e assinatura. Marque a opção “Assinar com certificado digital” e clique no botão Enviar.

Assinar o documento

O assinador irá solicitar que você selecione o certificado digital que fará a assinatura. Escolha e clique no botão Aplicar

Assinar o documento

O documento será assinado e o HiDoctor® NET mostrará uma mensagem de confirmação:

Assinar o documento

A ficha do texto compartilhado apresenta algumas particularidades:

Assinar o documento

Abra a tela de compartilhamento pelo botão .

Na tela de compartilhamento de documento você verá formas facilitadas de envio:

Assinar o documento

Caso o paciente possua telefone celular cadastrado, você poderá compartilhar este documento via WhatsApp 1. Também é possível compartilhar via email 2 ou então copiar o link de compartilhamento 3 e enviar por outro meio que você desejar.
Para visualizar o documento que o paciente receberá, clique em Ver documento PDF 4.

Você pode fechar esta tela a qualquer momento.

Como é o documento assinado digitalmente?

O documento assinado digitalmente pelo HiDoctor® possui uma tabela próxima ao rodapé, com QR Code (código que pode ser lido pela câmera do celular) e um links em texto. O layout da impressão pode ser configurado pelo HiDoctor NET; já a tabela é inserida automaticamente e não pode ser alterada.

Esta tabela possui informações sobre a assinatura digital e links para sua validação em duas formas de acesso, um QR Code e um link em texto (o link e o QR Code de cada quadro direcionam para o mesmo lugar):

Assinar o documento

O primeiro quadro 1 apresenta o QR Code e o link que leva para o próprio documento, no formato digital – muito útil caso o paciente apresente o documento na versão impressa, permitido o acesso à versão digital.
Este mesmo quadro também contém um link que leva à plataforma de validação do documentos do ICP-Brasil, página oficial do Governo Federal que permite verificar se o documento foi assinado digitalmente e se a assinatura pertence ao médico que emitiu o documento.

O segundo quadro 2 apresenta o QR Code e o link que dá acesso a uma página que instrui sobre a validação e o arquivamento de documentos digitais, destinada ao farmacêutico, laboratório, setor de RH ou outro que receber o documento assinado digitalmente.