Atalho: wificonfig
Gostou do artigo? Compartilhe!

Recomendações sobre o uso do Wi-Fi em consultórios

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Sobre o Wi-Fi

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, a tecnologia Wi-Fi se consolidou como a forma mais fácil e prática de acesso à internet. O baixo custo e a facilidade de instalação tornaram este tipo de rede cada vez mais comum, mesmo nas instalações que exigem conexões mais robustas, como em ambientes profissionais.

É necessário, portanto, destacar as desvantagens da utilização da rede Wi-Fi em ambientes profissionais. A presença interferências, a velocidade limitada na transmissão e o comprometimento da segurança dos dados que trafegam neste tipo de rede são motivos suficientes para que, no contexto de produção, seja priorizada a rede cabeada, única que entrega a confiabilidade necessária ao tráfego de dados sigilosos internos a um negócio.

A superioridade da rede cabeada

A conexão cabeada, apesar do maior custo de implantação, é a forma mais confiável e segura de acesso à internet, além de raramente apresentar interferência em seus sinais ou problemas nas transmissões de dados.

Nos consultórios e clínicas, o fluxo e armazenamento de dados requer estabilidade, boa velocidade e alta confiabilidade para envio e recebimento de informações.

A privacidade de informações clínicas é assunto de grande importância e, por este motivo, é apropriado transmitir este tipo de informação através de rede cabeada, na qual o acesso é realizado apenas por dispositivos devidamente autorizados. Portanto, é recomendável que os computadores com o HiDoctor instalado utilizem a rede cabeada como meio de acesso à rede interna e à internet.

Saiba mais: Qualidade da rede no consultório médico

Internet x Rede interna

Deve-se ter cuidado para não confundir rede interna com internet. Rede interna (rede local ou LAN) é quando dois ou mais computadores estão interligados entre si e podem compartilhar informações independentemente da conexão com a internet.

Em geral, a infraestrutura de rede criada para o acesso à internet cria também uma rede interna para compartilhamento de arquivos locais. Por isso, dispositivos conectados à mesma rede de acesso à internet estão também interconectados via rede interna.

O HiDoctor deve ser utilizado em uma rede interna devidamente configurada para funcionar mesmo quando a internet estiver indisponível. Esta rede interna deve ser implementada preferencialmente usando cabeamento como meio físico. O acesso à internet é necessário para a utilização de outros programas, como a sincronia, HiDoctor LIVE ou HiDoctor NET, recursos acessórios ao HiDoctor.

Saiba mais: Diferenças entre a internet e a rede interna

Uso do Wi-Fi nos aplicativos HiDoctor

O HiDoctor se integra a vários apps que fazem uso da rede Wi-Fi para comunicar-se com a plataforma, como o HiDoctor Capture, que envia imagens capturadas do celular diretamente para o prontuário do paciente no HiDoctor, fazendo uso da rede interna para se transferir os arquivos.

Há outros usos legítimos para o Wi-Fi no consultório, como o telefone celular da recepção

Para criar uma rede Wi-Fi de uso profissional em seu consultório, nossa recomendação é que você mantenha os desktops na rede cabeada e disponibilize Wi-Fi corporativo em uma rede sem fio separada (SSID próprio), preservando a mobilidade e a segurança.

Instalação de rede Wi-Fi para uso dos aplicativos HiDoctor
Instalação de rede Wi-Fi para uso dos aplicativos HiDoctor

Na configuração desta rede Wi-Fi, é preciso estar atento ao uso de criptografia atual (WPA2-AES ou, preferencialmente, WPA3) e de uma senha/frase-secreta forte. Essa senha não deve ser transmitida a terceiros, como pacientes ou fornecedores, mantendo o acesso exclusivo da equipe autorizada para preservar a integridade e a confidencialidade dos dados.

Uso do Wi-Fi por terceiros

Caso seja necessário disponibilizar Wi-Fi para o uso não profissional, seja no uso pessoal dos colaboradores ou no compartilhamento com pacientes, é recomendado criar uma “rede de visitantes” (SSID de convidados), totalmente isolada da rede dos sistemas médicos.

Infraestrutura de rede Wi-Fi compartilhada no consultório
Infraestrutura de rede Wi-Fi compartilhada no consultório

Esta rede secundária também deverá estar protegida por uma senha segura para login e, preferencialmente, deverá ter isolamento entre clientes (de modo que os dispositivos de visitantes não se enxerguem), além de uma política simples de acesso, como QR Code ou portal de convidados; se usar senha compartilhada, troque-a periodicamente

Seguindo estas recomendações, o consultório ou clínica terá uma infraestrutura capaz de oferecer conforto e confiabilidade a todos os usuários, preservando a segurança necessária aos dados e à continuidade do atendimento.

Veja também: