Atalho: rede
Gostou do artigo? Compartilhe!

Fatores que causam o mau funcionamento de uma rede

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Confira abaixo os principais fatores causadores do mau funcionamento de computadores em rede.

Cabeamento mal feito ou danificado

Placas1 de rede danificadas

A estrutura da rede pode estar em perfeitas condições para utilização. Porém, se as placas1 de rede estiverem danificadas ou forem muito antigas (placas1 com capacidade de no máximo 10 MB/s), os problemas serão constantes. Atualmente as novas placas1 são fabricadas para trabalhar em velocidades de 100 MB/s a 1024 MB/s (1GB).

Switches* ou hubs** de má qualidade

Não adianta instalar boas placas1 de rede se os switches também não forem de boa qualidade (e vice-versa). Placas1 de rede e switches precisam trabalhar em conjunto para transmitirem os dados corretamente e fazerem a ligação entre os micros.

Computadores antigos

Em muitos casos, micros antigos são causadores de falhas na utilização de sistemas. Veja informações sobre as configurações recomendadas para utilização do HiDoctor2.

Falta de manutenção (rede e computadores)

Grande parte dos usuários não realiza nenhum tipo de manutenção preventiva. É importante que todos os micros tenham instalados e sempre atualizados aplicativos de segurança (anti-vírus3, firewalls e anti-spywares).

Importante: O sistema operacional deverá estar sempre atualizado, no mínimo, com as atualizações de segurança recomendadas pela Microsoft, no caso de utilização de sistema operacional Windows.

Quedas de energia

Em algumas regiões são comuns oscilações na rede elétrica. Com isso, o micro poderá receber eventualmente cargas muito fortes ou fracas demais, o que fará com que o computador seja desligado de maneira inesperada. É recomendada a todos os usuários a utilização de um nobreak, sobretudo para os usuários que residam em regiões com quedas constantes de energia. É essencial que cada micro esteja conectado a um nobreak. Veja um comparativo de preços de nobreaks recomendados.

HD danificado

Corrompimentos não ocorrem somente por falhas na rede. O Hard Disk (HD) do computador pode estar parcialmente danificado. Sendo assim, as informações poderão ser gravadas no disco incorretamente ou parcialmente danificadas.

* Dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós.
** HUB ou Concentrador é a parte central de conexão de uma rede, responsável por concentrar a ligação entre os diversos computadores.
Créditos de marca comercial:
Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation. O conteúdo desta página de Web não poderá ser interpretado para conferir ou permitir qualquer direito de uso dessas marcas.

Complementos

1 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
2 HiDoctor: Software para consultórios médicos inteligentes desenvolvido pela Centralx para auxiliar as atividades do consultório e apoiar os pacientes através de recursos exclusivos de comunicação.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.