Gostou do artigo? Compartilhe!

Backup

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O backup é uma cópia de segurança das informações do seu HiDoctor1 que pode ficar em um banco de dados local ou remoto. Na prática, trata-se de uma réplica dos dados originais guardados em outro lugar seguro.

As cópias de segurança são essenciais para qualquer sistema. No caso de uma pane mais grave, o backup pode ser a única forma de recuperar os arquivos.

 

    Nesta página:

  1. Backup para clientes Pacote Office
  2. Backup local

 

1) Backup para clientes Pacote Office

Se você já é cliente do Pacote HiDoctor1 Office, pode passar a usufruir de todos os benefícios oferecidos pela tecnologia MedSync2. É possível fazer uma cópia de segurança na internet compactada a cada sincronia de forma altamente confiável e segura.

     

  • O que é o MedSync2?
    O MedSync2 é uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Centralx3 para que você, com apenas um clique, sincronize o HiDoctor1 instalado no seu computador com a internet.
  • Como funciona?
    Você acessa e edita seus dados a partir de qualquer computador ligado à internet, sem que o computador do seu consultório esteja ligado. A utilização de senhas de acesso e um protocolo de segurança confiável, semelhante aos utilizados por bancos na internet, conferem a segurança de que você precisa para o acesso.

Aprenda a utilizar o MedSync2 para o backup e sincronia.

É importante que o HiDoctor1 emita avisos para que você se lembre de fazer a sincronia todos os dias e, consequentemente, o backup. Configure o HiDoctor1 para ativar o MedSync2 automaticamente:

    Passo-a-passo:

  1. Abra o HiDoctor1 e acesse o menu "Especial > Configuração".
  2. Selecione a aba "MedSync2/Site Médico", escolha uma opção de sincronia automática do HiDoctor1 e clique em "OK".
  3. É essencial permitir que o MedSync2 faça o backup automaticamente a cada sincronia para garantir a segurança de seus dados. Quando o MedSync2 for acionado, irá sugerir realizar o backup de sua base de dados. Você também pode acessar o MedSync2 manualmente, através do botão acessível pela barra de ferramentas do HiDoctor1:
  4. Responda sim à pergunta "Iniciar o processo de backup agora?", que aparece após a confirmação da sincronia. Este backup sugerido é uma cópia acessória de seus dados, que inclui sua base de dados, as agendas adicionais, os formulários personalizados e o MoneyTalks*.
  5. * A inclusão das agendas adicionais e do arquivo do MoneyTalks no backup auxiliar da sincronia foi feita na versão 2.07 do MedSync2.

  6. É importante copiar o backup para outra mídia para que seus dados possam ser recuperados mesmo em caso de problemas com seu HD. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta "Backup", que fica no diretório "Meus Documentos\Centralx3\MedSync2\". Agora basta copiar seus backups recentes para outra mídia (CD, DVD, ZIP Disk, disquetes, outro HD, caminho da rede, cartão de memória, etc).

 

Atenção: a sincronia via MedSync2 é um método alternativo de backup de seus dados. A sincronização diária não dispensa a cópia física, feita localmente.

 



2) Backup local

Se você ainda não é cliente do Pacote Office, não deixe de fazer seu backup através do MedSync2 (caso disponha de conexão com a internet) ou manualmente. Escolha a melhor forma para você e garanta a segurança das suas informações.

2.1) Backup pelo MedSync2

Siga os mesmos procedimentos dos usuários do Pacote Office. Ao terminar o backup, basta não prosseguir com a sincronia e salvar os arquivos em uma mídia.

Os arquivos ficam salvos no diretório "Meus Documentos\Centralx3\MedSync2\Backup"

2.2) Backup manual

O backup manual é um processo muito simples que garante a segurança de seus dados.

    Passo-a-passo

  1. No HiDoctor1, acesse o menu "Ajuda > Sobre o HiDoctor1".
  2. Na tela que será aberta, verifique os arquivos que devem ser incluídos na cópia de segurança.
  3. Abra o Windows Explorer e acesse as respectivas pastas.
  4. Copie os arquivos informados para outra mídia (CD, DVD, ZIP Disk, disquetes, outro HD, caminho da rede, cartão de memória etc).



Importante

As instruções contidas neste manual não cobrem programas e módulos acessórios, como Database Light, Crescimento Infantil4 (versão antiga do Child), Enciclopédia de Produtos Farmacêuticos, Tabela de Preços de Medicamentos e Suips IM. Para fazer backup destes e de outros módulos, consulte os respectivos manuais ou entre em contato com a Centralx3.

Complementos

1 HiDoctor: Software para consultórios médicos inteligentes desenvolvido pela Centralx para auxiliar as atividades do consultório e apoiar os pacientes através de recursos exclusivos de comunicação.
MedSync
2 MedSync: é o aplicativo que faz a sincronia do HiDoctor. Quando o usuário ativa o MedSync, o HiDoctor envia e recebe dados de nossos servidores e mantém as bases sincronizadas. Disponível para usuários do Pacote Office
3 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
4 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.