No-break: proteção aos computadores e ao seu banco de dados
O que é um nobreak?
Também conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply ou Fonte de Alimentação Ininterrupta), os nobreaks são um sistema secundário de energia elétrica que entram em ação quando há interrupção ou oscilação na tensão da fonte elétrica primária. Ou seja, na eventualidade de haver um pico ou queda de energia, esse aparelho entra em ação e evita o desligamento repentino dos dispositivos ligados através dele.
As descargas elétricas decorrentes de chuvas e mau tempo podem queimar computadores, notebooks, impressoras e outros equipamentos ligados na rede elétrica, além de serem uma das principais causas de perda de informações e falhas nos sistemas. Os nobreaks protegem estes equipamentos contra picos de energia e garantem algum tempo de funcionamento no caso de falta de energia, para que possam ser desligados devidamente.
É fundamental que todos os equipamentos essenciais estejam protegidos através de nobreaks: computadores, modems, impressoras etc. Qualquer equipamento que esteja na rede sem nobreak pode ser a porta de entrada para uma descarga elétrica que danifica os demais componentes.
Por que devo usar no meu consultório?
Os nobreaks são indispensáveis para qualquer ambiente profissional porque permitem que os equipamentos eletrônicos continuem funcionando em caso de falta de energia, evitando o desligamento repentino, o que pode causar problemas de hardware e perda de dados. As baterias do nobreak permitem que os equipamentos conectados a ele continuem funcionando durante alguns minutos – o suficiente para que sejam devidamente desligados.
O nobreak também protege os computadores das variações na tensão. Tais oscilações podem, de forma gradual, ocasionar problemas principalmente nos discos rígidos (HDs). Uma vez danificados, estes podem compromenter o registro adequado dos dados do prontuário, por exemplo.
Como escolher um nobreak?
A indicação da potência do nobreak é geralmente apresentada na unidade VA (Volt-Ampère). Há cálculos que permitem determinar o consumo médio dos seus equipamentos1, mas, em geral, o modelo padrão (de 600VA ou 700VA de potência) atende à necessidade da vasta maioria dos médicos que deseja proteger individualmente seu computador. Para proteger mais equipamentos,2 você pode utilizar dois ou mais nobreaks distribuídos de acordo com a necessidade dos aparelhos, ou então adquirir um modelo mais potente, como de 1500VA, por exemplo.
Com base em experiência de usuários, a Centralx1 recomenda nobreaks da marca APC. Os melhores preços podem ser obtidos em sites de comparação de preços, como o Buscapé: docs.cx/preconobreak.
1. Vários fatores devem ser levados em consideração para se avaliar com exatidão a potência necessária do nobreak na sua rede elétrica. Recomenda-se, em geral, não trabalhar no limiar desses valores. Consulte um eletricista de confiança para ajudar a estabelecer o melhor equipamento para seu consultório.
2. Além do computador, você pode proteger também o modem, roteador e outros equipamentos essenciais que podem ser danificados com a descarga. Mas lembre-se que cada aparelho adicional ligado no nobreak significa menor autonomia de bateria no caso de queda de energia.
Nobreak e estabilizador são a mesma coisa?
Não. Os estabilizadores atuam apenas sobre pequenas flutuações nos níveis de tensão da rede elétrica e não possuem bateria; desta forma, não protegem contra picos ou cortes repentinos de luz. Já os nobreaks, além de atuar como estabilizadores da rede elétrica, oferecem um sistema secundário de alimentação no caso de interrupção da fonte da energia.