Atalho: nobreak
Gostou do artigo? Compartilhe!

No-break: proteção aos computadores e ao seu banco de dados

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é um no-break?

Também conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply ou Fonte de Alimentação Ininterrupta), os no-breaks são um sistema secundário de energia elétrica que entram em ação quando há interrupção ou oscilação na tensão da fonte elétrica primária.

As descargas elétricas decorrentes de chuvas e mau tempo podem queimar computadores, notebooks, impressoras e outros equipamentos ligados na rede elétrica, além de serem uma das principais causas de perda de informações e falhas nos sistemas. Os no-breaks protegem estes equipamentos contra piques de luz e garantem algum tempo de funcionamento no caso de falta de energia, para que possam ser desligados devidamente.

É fundamental que todos os equipamentos estejam protegidos por no-breaks: computadores, modems, impressoras e quaisquer outros. Qualquer equipamento que esteja na rede sem no-break pode ser a porta de entrada para uma descarga elétrica que pode danificar qualquer um dos componentes.

Por que devo usar no meu consultório?

Os no-breaks são indispensáveis para qualquer ambiente profissional porque permitem que os equipamentos eletrônicos continuem funcionando em caso de falta de energia, evitando o desligamento repentino, o que pode causar problemas de hardware e, consequentemente, perda de arquivos. As baterias do no-break permitem que os equipamentos conectados a ele continuem funcionando durante alguns minutos – o suficiente para que sejam devidamente desligados.

Uso de um Nobreak simples no computador
Uso de um no-break simples no computador.

O no-break também protege os computadores das variações na tensão. Tais oscilações podem, de forma gradual, ocasionar problemas principalmente nos discos rígidos (HDs). Uma vez danificados, estes podem compromenter o registro adequado dos dados do prontuário, por exemplo.

Como escolher um no-break?

A indicação da potência do no-break é geralmente apresentada na unidade VA (Volt-Ampere). Há cálculos que permitem determinar o consumo médio dos seus equipamentos1, mas, em geral, o modelo padrão (de 600VA ou 700VA de potência) atende à necessidade da vasta maioria dos médicos que deseja proteger individualmente seu computador. Para proteger mais equipamentos,2 você pode utilizar dois ou mais no-breaks distribuídos de acordo com a necessidade dos aparelhos, ou então adquirir um modelo mais potente, como de 1500VA, por exemplo.

Uso de um no-break robusto na proteção dos equipamentos do consultório
Uso de um no-break robusto na proteção dos equipamentos do consultório.

Com base em experiência de usuários, a Centralx1 recomenda no-breaks da marca APC. Os melhores preços podem ser obtidos em sites de comparação de preços, como o Buscapé: docs.cx/preconobreak.

1. Vários fatores devem ser levados em consideração para se avaliar com exatidão a potência necessária do no-break na sua rede elétrica. Recomenda-se, em geral, não trabalhar no limiar desses valores. Consulte um eletricista de confiança para ajudar a estabelecer o melhor equipamento para seu consultório.

2. Além do computador, você pode proteger também o roteador e outros equipamentos essenciais que podem ser danificados com a descarga. Mas lembre-se que cada aparelho adicional ligado no no-break significa menor autonomia de bateria no caso de queda de energia.

No-break e estabilizador são a mesma coisa?

Não. Os estabilizadores atuam apenas sobre pequenas flutuações nos níveis de tensão da rede elétrica e não possuem bateria; desta forma, não protegem contra piques ou cortes repentinos de luz. Já os no-breaks, além de atuar como estabilizadores da rede elétrica, oferecem um sistema secundário de alimentação no caso de interrupção da fonte da energia.


Créditos de marca comercial: APC e Back-UPS são marcas registradas da Schneider Electric SE. Buscapé é uma marca registrada da Buscapé Informação e tecnologia LTDA. O conteúdo desta página de Web não poderá ser interpretado para conferir ou permitir qualquer direito de uso dessas marcas.

Complementos

1 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.