Atalho: redeinterna
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Entenda as diferenças entre a rede interna e a internet

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Internet

A internet é um conjunto de redes que se comunicam através de um padrão de envio e recebimento de dados, permitindo a transferência e o acesso a informações de todo tipo.

É através da internet que você consegue visitar páginas da web, fazer downloads, realizar sincronias e ler este documento, por exemplo. Alguns sistemas integrados ao HiDoctor só estão disponíveis através da internet, como o Site Médico, o HiDoctor NET e a sincronia via MedSync.

O HiDoctor não precisa da internet para funcionar, necessita apenas da rede interna se os dados são compartilhados em rede.

Rede interna (ou rede local)

Uma rede de computadores não precisa, necessariamente, estar ligada à internet. Quando dois ou mais computadores estão interligados entre si e podem compartilhar seus recursos, eles estão em uma rede interna. Esta rede permite que os computadores interconectados compartilhem arquivos, base de dados e até mesmo dispositivos (como impressoras e scanners).

Você pode manter uma rede interna em seu consultório ou clínica para facilitar a troca de mensagens e documentos entre os computadores. Através da rede local, é possível compartilhar e trocar informações, função essencial na utilização de sistemas como o próprio HiDoctor, o Suips e a Agenda integrada.

O Wi-fi é uma tecnologia muito eficaz para o acesso à internet, porém apresenta suas limitações em redes internas, como possíveis erros de interferência no sinal e interceptação por pessoas não autorizadas. Para garantir a segurança de seus dados e de seus pacientes, é recomendado fazer uso da rede cabeada na transferência de dados internos de seu consultório. Saiba mais no documento Qualidade da rede no consultório médico.

Cuidados com a rede interna

É preciso estar atento às seguintes especificações quando a rede interna é utilizada para compartilhar a base de dados de um programa (como o HiDoctor utilizado simultaneamente pelo médico e secretária):

  1. O computador servidor precisa estar LIGADO para os computadores clientes acessarem a base de dados, mas não precisa necessariamente estar em uso ou mesmo logado.
  2. A rede deve estar disponível para os computadores conectados. Se o computador servidor estiver ligado e mesmo assim não há conexão entre os demais computadores, pode existir algum problema físico na rede ou ainda não foram determinadas as permissões de acesso dos computadores da rede.
  3. Os computadores clientes precisam ter permissão para alterar a base de dados, ou seja, para fazer modificações no programa.
  4. Cada novo computador adicionado à rede precisa ter permissão para acessar a base de dados compartilhada.