Atalho: email_hidoctor
Gostou do artigo? Compartilhe!

Envio de email pelo HiDoctor

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A nova versão do Suips que acompanha o HiDoctor* permite enviar emails diretamente do programa. Basta configurar seu Suips adequadamente e então você terá disponíveis alguns atalhos diferentes para o envio de emails.

*A versão 5.03 do Suips foi integrada à versão 8.0.8 do HiDoctor. Atualize sua versão do HiDoctor.

Opções de envio

Você pode enviar emails através dos atalhos que possuem o ícone ou então pelo botão na barra superior.

Botão na barra de ferramentas

Também pode utilizar os botões na ficha de dados pessoais, exibidos ao lado dos campos de email. Para visualizar os outros endereços de email do paciente, clique no botão Botão nos dados pessoais

Emails cadastrados na Ficha do Paciente

Outra opção é através da Agenda: clicando sobre algum compromisso, no menu à direita são exibidas informações do paciente. O botão para envio de email aparece ao lado do campo de nome e ao lado da opção Lembrete automático para o e-mail.

Envio de emails pela Agenda

Você pode informar na agenda um email para envio de lembretes diferente daquele informado na ficha do paciente. Ao clicar no botão ao lado do campo do nome, o email será enviado para o endereço informado na ficha. Para enviá-lo ao endereço informado manualmente na agenda, clique no botão ao lado da opção Lembrete automático para o e-mail.

Também é possível enviar email através do cadastro de telefones. Para acessar esse cadastro, basta clicar no botão Telefones, na Agenda. Selecione um contato e o botão para envio de email será exibido ao lado do campo E-mail.

Cadastro de telefones

Envio do email

Ao clicar no botão em qualquer uma das situações descritas acima, será aberta uma janela do Suips na qual você criará o email. Basta informar o destinatário*, o assunto, digitar sua mensagem e depois clicar em Enviar.

*Quando você abre a janela de email a partir do botão da barra superior, o campo Para vem em branco e você deve informar o email do destinatário; nos demais casos, o campo vem automaticamente preenchido com o email do paciente cuja ficha estava aberta, ou que você selecionou na Agenda ou então no cadastro de telefones. O editor disponibiliza recursos básicos de formatação para o texto do seu email.

Enviar email

Configuração do Suips

Para que o Suips consiga enviar emails via SMTP, é preciso configurá-lo devidamente. Na primeira tentativa de envio de email, duas janelas serão apresentadas: uma informando que não é possível enviar o email antes de configurar o servidor e a janela de Preferências do usuário do Suips, onde será realizada a configuração.

Configuração do Suips

O campo Servidor SMTP é automaticamente preenchido de acordo com seu endereço de email utilizado para registro no HiDoctor. É através deste email que as mensagens serão enviadas. O campo Login também é automaticamente preenchido com o email registrado; você deve apenas informar a senha de sua conta de email e clicar em Aplicar para que o envio através do HiDoctor esteja devidamente configurado.

Caso você não saiba as configurações de SMTP, deve verificar com o seu provedor de email. Elas podem variar de provedor para provedor.

Para voltar a esta janela de configuração posteriormente, basta acessar o menu Usuário no Suips e abrir a opção Preferências ou clicar sobre o nome do usuário na tela principal do Suips. Com a janela de Preferências aberta, clique na aba Comunicação.

Configurar Suips

O Suips deverá estar aberto para que o email seja enviado. Caso o seu HiDoctor esteja configurado para não carregar o Suips ao ser aberto e o login não for feito manualmente, a seguinte mensagem aparecerá:

Mensagem Suips

O Suips será aberto para você realizar o login.

Login no Suips

Saiba mais sobre a opção de carregamento do Suips junto com a inicialização do HiDoctor.

O envio de email pelo HiDoctor é um benefício dado em cortesia pela Centralx. O envio não é garantido e pode ser interrompido sem qualquer aviso prévio.