Módulo de Faturamento e Contas
Com o módulo de Faturamento do HiDoctor Cloud você registra serviços prestados aos pacientes, com valores específicos por convênio e prestador, e calcula o repasse para cada profissional. Agora os pacientes possuem uma conta onde todos os serviços realizados ficam registrados.
O módulo de faturamento está disponível gratuitamente pelo HiDoctor Cloud.
O módulo de gestão introduz novos conceitos sobre o faturamento no HiDoctor:
Cadastrando serviços e prestadores
O primeiro passo para utilizar o módulo de faturamento é o cadastro da tabela de serviços da clínica, onde você informa os serviços/procedimentos oferecidos e seus respectivos valores por convênio e eventuais condições diferenciadas por prestador. O HiDoctor Cloud utiliza a Tabela TUSS para o cadastro de serviços.
No menu lateral, acesse a opção Cadastros auxiliares e, em seguida, escolha Serviços.
Clique em Cadastrar serviço e preencha as informações necessárias:

- No campo Serviço insira um termo para busca na Tabela TUSS e localize o item desejado.
- No Tipo, defina a categoria do serviço: Consulta, Procedimento, Cirurgia etc.
- No Valor padrão defina o valor base do serviço.
- Na tabela é possível inserir exceções para o serviço, que pode ser por Prestador, por Convênio ou por ambos.
Cadastre um serviço para cada tipo de atendimento e procedimento realizado na clínica, garantindo um faturamento preciso.
Cadastrando novos prestadores
O HiDoctor Cloud identifica automaticamente os usuários médicos e profissionais de saúde como prestadores de serviços. Se for necessário cadastrar novos prestadores posteriormente, acesse, nos Cadastros auxiliares, a opção Prestadores e adicione os profissionais desejados.
Lançando Serviços para os pacientes
A maneira mais fácil de lançar serviços para os pacientes é através do compromisso marcado na Agenda.
Abra o compromisso agendado para o paciente e clique na opção Adicionar serviço.

Nos campos que aparecerão, informe o Serviço realizado e selecione o Prestador. O Cloud já irá preencher o Convênio cadastrado no prontuário do paciente, mas é possível alterar, se necessário. Adicione quantidades do Serviço para sinalizar procedimentos realizados múltiplas vezes no atendimento. O Valor unitário do serviço será atualizado conforme você preenche os demais campos, de acordo com os valores e exceções cadastradas na sua tabela de Serviços.
É possível adicionar mais de serviço no atendimento para registrar todos os procedimentos, exames e materiais realizados e utilizados.

O Valor total da consulta vai sendo atualizado conforme os serviços são adicionados.
Clique em Salvar para o sistema gravar os serviços e criar uma Conta para o paciente referente a esses serviços. O sistema irá emitir o seguinte aviso:

Repare que a lista de contas exibirá os serviços separados por Convênio e por Prestador, para que você gerencie o recebimento separadamente.

Quando um serviço lançado num compromisso está devidamente vinculado, você verá um ícone de conta, que leva para este lançamento na conta do paciente.

Conta do paciente
No prontuário do paciente você tem acesso a todos os Serviços prestados e lançados no ícone Contas do paciente.

As contas são ordenadas por faturamento. Nesta tela você pode adicionar novas contas, lançar recebimentos, registrar estorno de pagamentos e remover contas lançadas.
Registrando recebimentos
Quando um paciente efetua o pagamento de uma conta lançada, você deve registrar o recebimento na plataforma:

- Abra as Contas do paciente e marque a opção Recebido.
- Selecione uma forma de pagamento.
- Clique em Salvar.
Após registrar o recebimento da conta, em seguida você pode também Lançar no Financeiro o valor recebido.
Repasse
A função de Repasse permite gerenciar a divisão dos valores arrecadados entre a clínica e o profissional que realizou o atendimento.
Por padrão, nenhuma regra de repasse vem pré-definida no HiDoctor Cloud. Para estipular como o valor será dividido entre a clínica e o prestador, configure as Regras de repasse.
Regras de repasse
O HiDoctor calcula automaticamente os valores a serem transferidos para cada profissional pelos procedimentos realizados de acordo com os modelos definidos nas regras de repasse.
Para estipular as regras de repasse da sua clínica, acesse Cadastros auxiliares > Regras de repasse.
É possível estabelecer regras gerais, aplicáveis a todos os lançamentos, ou discriminar valores extremamente específicos dependendo da combinação dos atributos Prestador, Convênio e Serviço.
Relatórios
Todos os faturamentos realizados podem ser consultados no relatório de Contas.
No menu lateral, acesse o item Gestão. Em seguida, selecione a opção Contas.

Clique em Ver contas para carregar os últimos serviços lançados. Selecione filtros, como Status do pagamento, para localizar contas específicas.
Ao clicar em um item, o HiDoctor irá abrir os detalhes da conta, permitindo registrar o recebimento, adicionar novos lançamentos, estornar o serviço ou remover a conta, se necessário.
Relatório de repasse
Gere relatórios de repasse para facilitar o cálculo das transferências a serem feitas para cada profissional. Acesse o menu Gestão e em seguida selecione Repasse.
Usando os filtros disponíveis, é possível selecionar os repasses por período do lançamento, por prestador, por convênio e, ainda, pelo status do pagamento.
O HiDoctor Cloud exibirá todos os lançamentos que correspondem ao filtro e, ao fim do relatório, apresentará o valor da soma desses lançamentos.
O Faturamento faz parte do módulo de Gestão do HiDoctor e já está disponível gratuitamente para todos os usuários através do HiDoctor Cloud.