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Módulo de Faturamento e Contas

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Com o módulo de Faturamento do HiDoctor Cloud você registra serviços prestados aos pacientes, com valores específicos por convênio e prestador, e calcula o repasse para cada profissional. Agora os pacientes possuem uma conta onde todos os serviços realizados ficam registrados.

O módulo de faturamento está disponível gratuitamente pelo HiDoctor Cloud.

O módulo de gestão introduz novos conceitos sobre o faturamento no HiDoctor:

  • Serviços: atendimentos prestados para os pacientes na clínica, seja consulta, procedimentos ou exames.
  • Prestadores: os profissionais de saúde que prestam serviços na clínica e recebem repasses por atendimento.
  • Contas: local onde ficam registrados os procedimentos lançados para cada paciente.
  • Repasses: cálculo automático dos repasses entre profissionais, de acordo com as regras configuradas previamente.
  • Relatórios de gestão: consulta dos serviços realizados, com filtros e impressão para facilitar a gestão.
  • Cadastrando serviços e prestadores

    O primeiro passo para utilizar o módulo de faturamento é o cadastro da tabela de serviços da clínica, onde você informa os serviços/procedimentos oferecidos e seus respectivos valores por convênio e eventuais condições diferenciadas por prestador. O HiDoctor Cloud utiliza a Tabela TUSS para o cadastro de serviços.

    No menu lateral, acesse a opção Cadastros auxiliares e, em seguida, escolha Serviços.

    Clique em Cadastrar serviço e preencha as informações necessárias:

    Cadastro de novo serviço
    Cadastrando um novo serviço no HiDoctor Cloud
    • No campo Serviço insira um termo para busca na Tabela TUSS e localize o item desejado.
    • No Tipo, defina a categoria do serviço: Consulta, Procedimento, Cirurgia etc.
    • No Valor padrão defina o valor base do serviço.
    • Na tabela é possível inserir exceções para o serviço, que pode ser por Prestador, por Convênio ou por ambos.

    Cadastre um serviço para cada tipo de atendimento e procedimento realizado na clínica, garantindo um faturamento preciso.

    Cadastrando novos prestadores

    O HiDoctor Cloud identifica automaticamente os usuários médicos e profissionais de saúde como prestadores de serviços. Se for necessário cadastrar novos prestadores posteriormente, acesse, nos Cadastros auxiliares, a opção Prestadores e adicione os profissionais desejados.


    Lançando Serviços para os pacientes

    A maneira mais fácil de lançar serviços para os pacientes é através do compromisso marcado na Agenda.

    Abra o compromisso agendado para o paciente e clique na opção Adicionar serviço.

    Botão para adicionar um serviço no compromisso

    Nos campos que aparecerão, informe o Serviço realizado e selecione o Prestador. O Cloud já irá preencher o Convênio cadastrado no prontuário do paciente, mas é possível alterar, se necessário. Adicione quantidades do Serviço para sinalizar procedimentos realizados múltiplas vezes no atendimento. O Valor unitário do serviço será atualizado conforme você preenche os demais campos, de acordo com os valores e exceções cadastradas na sua tabela de Serviços.

    É possível adicionar mais de serviço no atendimento para registrar todos os procedimentos, exames e materiais realizados e utilizados.

    Serviços adicionados no compromisso
    Destaque para a seção de serviços preenchidos no Compromisso

    O Valor total da consulta vai sendo atualizado conforme os serviços são adicionados.

    Clique em Salvar para o sistema gravar os serviços e criar uma Conta para o paciente referente a esses serviços. O sistema irá emitir o seguinte aviso:

    Alerta para vinculação do serviço a uma conta
    Alerta para criação de Conta do paciente. Clique em Ok.
    Isso acontece porque os serviços lançados pela Agenda são temporários: eles ainda não constam no relatório de faturamento nem possuem número único, portanto exibirão o título Nova conta. Para indicar que esta conta será de fato faturada, é necessário Vincular a conta e então ela receberá um número único e passará a constar no relatório de faturamento.

    Repare que a lista de contas exibirá os serviços separados por Convênio e por Prestador, para que você gerencie o recebimento separadamente.

    Conta salva e com número único
    Salvando a conta para gerar um número único para o Faturamento e disponibilizá-la no relatório

    Quando um serviço lançado num compromisso está devidamente vinculado, você verá um ícone de conta, que leva para este lançamento na conta do paciente.

    Serviço lançado e vinculado
    Ícone de conta no compromisso quando o serviço lançado está vinculado.

    Conta do paciente

    No prontuário do paciente você tem acesso a todos os Serviços prestados e lançados no ícone Contas do paciente.

    Acesso às contas do paciente

    As contas são ordenadas por faturamento. Nesta tela você pode adicionar novas contas, lançar recebimentos, registrar estorno de pagamentos e remover contas lançadas.

    Registrando recebimentos

    Quando um paciente efetua o pagamento de uma conta lançada, você deve registrar o recebimento na plataforma:

    Registrando recebimento de conta
    Conta com seção de Recebimento em destaque
    1. Abra as Contas do paciente e marque a opção Recebido.
    2. Selecione uma forma de pagamento.
    3. Clique em Salvar.

    Após registrar o recebimento da conta, em seguida você pode também Lançar no Financeiro o valor recebido.


    Repasse

    A função de Repasse permite gerenciar a divisão dos valores arrecadados entre a clínica e o profissional que realizou o atendimento.

    Por padrão, nenhuma regra de repasse vem pré-definida no HiDoctor Cloud. Para estipular como o valor será dividido entre a clínica e o prestador, configure as Regras de repasse.

    Regras de repasse

    O HiDoctor calcula automaticamente os valores a serem transferidos para cada profissional pelos procedimentos realizados de acordo com os modelos definidos nas regras de repasse.

    Para estipular as regras de repasse da sua clínica, acesse Cadastros auxiliares > Regras de repasse.

    É possível estabelecer regras gerais, aplicáveis a todos os lançamentos, ou discriminar valores extremamente específicos dependendo da combinação dos atributos Prestador, Convênio e Serviço.


    Relatórios

    Todos os faturamentos realizados podem ser consultados no relatório de Contas.

    No menu lateral, acesse o item Gestão. Em seguida, selecione a opção Contas.

    Acesso ao menu de Gestão
    Acesso ao menu de Gestão no HiDoctor Cloud

    Clique em Ver contas para carregar os últimos serviços lançados. Selecione filtros, como Status do pagamento, para localizar contas específicas.

    Ao clicar em um item, o HiDoctor irá abrir os detalhes da conta, permitindo registrar o recebimento, adicionar novos lançamentos, estornar o serviço ou remover a conta, se necessário.

    Relatório de repasse

    Gere relatórios de repasse para facilitar o cálculo das transferências a serem feitas para cada profissional. Acesse o menu Gestão e em seguida selecione Repasse.

    Usando os filtros disponíveis, é possível selecionar os repasses por período do lançamento, por prestador, por convênio e, ainda, pelo status do pagamento.

    O HiDoctor Cloud exibirá todos os lançamentos que correspondem ao filtro e, ao fim do relatório, apresentará o valor da soma desses lançamentos.


    O Faturamento faz parte do módulo de Gestão do HiDoctor e já está disponível gratuitamente para todos os usuários através do HiDoctor Cloud.