Consent Plataforma de consentimento médico no HiDoctor®
O Consent é um sistema de solicitação de consentimento que permite aos médicos enviarem termos de consentimento aos pacientes e receberem o aceite dentro da própria plataforma. Além disso, o Consent também oferece um sistema de mensagens, para troca segura de informações entre médico e pacientes.
Quais os benefícios?
- Gestão de Consentimentos integrada ao HiDoctor.
- Coleta da autorização do paciente é feita direto pela plataforma, sem burocracia.
- Ferramenta de comunicação para troca segura de informações.
Como ativar?
A integração com o Consent está disponível para todos os usuários do HiDoctor® a partir da versão 10.14.4. Se você ainda não possui esta versão ou posterior, atualize agora ou agende sua atualização com nosso suporte:
Como acessar?
O Consent pode ser acessado através do ícone na barra de ferramentas do HiDoctor:
No primeiro acesso, será solicitado seu Centralx® Login (o mesmo utilizado em seu perfil do Catalogo, XSMS). Nos acessos posteriores, não será mais necessário logar.
Você verá a tela principal do Consent, com um menu de acesso às principais ferramentas do sistema: Consentimentos, Mensagens, Modelos e Convites.
Consentimentos
Criar e enviar um consentimento
Na aba Consentimentos, clique em Novo consentimento.
O sistema mostrará a lista de modelos disponíveis para você selecionar: escolha o modelo desejado e clique em Selecionar ou, se desejar informar um novo consentimento do zero, clique em Modelo em branco.
Depois, escolha o Nível de segurança do consentimento, ou seja, quais informações precisam ser informadas pelo paciente para que ele aceite o termo. Por fim, clique em Salvar e enviar para prosseguir. Você verá a tela de resumo do Consentimento:
Você pode enviar o termo para seu paciente via Mensagem, dentro do próprio aplicativo; via email; ou então copiar o link e enviar por qualquer outra forma que desejar.
Consentimentos enviados
Na aba Consentimentos você vê uma tabela com todos os consentimentos já encaminhados, junto com informações como data de criação, data da resposta, nome do paciente que aceitou o termo e status do consentimento. Além disso, você vê também campo de busca e opções de filtro para localizar um consentimento específico. Abra um item para ver o resumo do consentimento.
Status do consentimento
Os status acompanham a situação do consentimento: se já foi aceito pelo paciente, se já foi revisado pelo médico ou se ainda aguarda a confirmação do paciente:
- Pendente
- Aceito
- Revisado
Revisar um consentimento
Os consentimentos aceitos pelos pacientes devem, em seguida, ser revisados pelo médico, como forma de controle do que já foi conferido.
Na aba Consentimentos, você pode filtrar os termos pelo status ou ordenar a lista pela data de resposta. Os consentimentos assinalados como Aceito podem ser conferidos e marcados como Revisado pelo médico.
Os termos com status Pendente podem ser reenviados para o paciente: basta abrir os detalhes do consentimento e escolher novamente uma das opções envio.
Mensagens
Ao ativar o módulo de mensagens, seu perfil no Catalogo recebe destaque e pacientes autorizados podem entrar em contato com você.
Selecione a aba Mensagens.
Cada navegador tem seu próprio método para ativar essas notificações. Em geral, a função fica disponível em no ícone de cadeado ou de configuração na própria barra de endereços:
Convidar um paciente
Para se comunicar com um paciente via Consent basta lhe enviar um convite. Clique no botão Convidar e preencha o formulário:
O paciente receberá o convite por email e SMS e deverá confirmar os dados informados para que vocês possam trocar mensagens normalmente.
Para verificar os convites pendentes, acesse a aba Convites.
Desativar o módulo de mensagens
Para desativar o módulo de mensagens, acesse as configurações do seu perfil:
E desative o módulo de mensagens:
Modelos
Modelos de consentimento ficam disponíveis para enviar aos pacientes rapidamente.
Clique na aba Modelos para ver os textos disponíveis. Você pode editar um modelo existente ou criar um novo.
Convites
Na aba Convites você vê os convites enviados e que ainda não foram aceitos pelos pacientes.
Nesta tela você pode reenviar o convite ou rever e editar as informações preenchidas no formulário de convite enviado.