Consent: plataforma de comunicação e consentimento médico
O Consent centraliza o envio de solicitações de consentimento, formulários para coletar respostas e também troca de mensagens com o paciente, organizando todo o trânsito de informações entre clínica e paciente em um canal único e integrado ao HiDoctor.
Quais os benefícios?
- Gestão de consentimentos com registro eletrônico do paciente.
- Envio de formulários personalizado para coletar respostas.
- Ferramenta de comunicação para troca segura de informações.
- Login para responder garante rastreabilidade e não repúdio aos consentimentos.
Como acessar?
O Consent pode ser acessado através do ícone na barra de ferramentas do HiDoctor:
No primeiro acesso, será solicitado seu Centralx Login (o mesmo utilizado em seu perfil do Catalogo, XSMS) e sua autenticação já ficará salva para os acessos posteriores.
Você verá sua Caixa de Entrada. No menu você tem acesso às principais ferramentas do sistema: Consentimentos, Formulários e Convites.
Consentimentos
Na aba Consentimentos você pode pode preparar modelos de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para enviar aos pacientes.
Importe os termos de consentimento que sua clínica já possui e utilize as formatações disponíveis.
Formulários
Na aba Formulários você pode pode criar questionários para coletar respostas dos pacientes. Use formulários para enviar questionário pré-consulta, perguntas de acompanhamento, coleta de feedback, dentre outros.
Os formulários podem ser criados usando textos e símbolos simples que o Consent transforma automaticamente em campos específicos:
- ( ) Parênteses identificam opções de seleção única
- [ ] Colchetes identificam opções de seleção múltipla
- [ ] Colchetes com espaços geram um campo de texto curto
- Uma pergunta seguida por uma nova linha cria um campo de texto longo para respostas abertas
Logo abaixo você pode conferir o resultado na pré-visualização do formulário:
Enviando para os pacientes
Após criar o modelo, você pode enviar ao paciente de duas maneiras: como uso único ou como documento compartilhado.
Uso único
Como o nome sugere, só pode ser respondido uma única vez e deve ser usado quando é necessário gerar um documento individual, identificado, exclusivo de um paciente. Após ser respondido, o link deste documento fica indisponível.
Exemplo de uso: termo de ciência sobre riscos e contraindicações de um tratamento, consentimento para uso de imagem do paciente.
Publicar (documento compartilhado)
Outra opção é publicar o documento para que ele fique aberto para receber respostas de qualquer paciente com o link. Diversos pacientes podem responder o mesmo documento.
Exemplo de uso: formulário pré-consulta; pesquisa de opinião/avaliação da clínica; termo de consentimento para uso de Telemedicina ou IA no atendimento.
Login para responder
Caixa de entrada
A Caixa de entrada é a tela inicial do Consent, que reúne todas as comunicações com o paciente: formulários respondidos, consentimentos aceitos e mensagens recebidas.
Todas as comunicações recebidas ficam destacadas; é possível marcá-las como revisadas para seu controle interno.
Revisando um Consentimento
Quando um paciente aceita um consentimento, você recebe a resposta na Caixa de entrada, com todas as informações do registro eletrônico: dados informados pelo paciente e dados coletados no aceite (data/hora e IP/navegador do paciente).
Para marcar esse consentimento como revisado e remover a pendência na Caixa de entrada, basta clicar em Marcar como revisado.
Mensagens
Ao ativar o módulo de mensagens, seu perfil no Catalogo recebe destaque e pacientes autorizados podem entrar em contato com você.
Cada navegador tem seu próprio método para ativar essas notificações. Em geral, a função fica disponível em no ícone de cadeado ou de configuração na própria barra de endereços:
Convidar um paciente
Para se comunicar com um paciente via Consent basta lhe enviar um convite. Na Caixa de entrada, clique no botão Novo > Convite e preencha o formulário:
O paciente receberá o convite por email e SMS e deverá confirmar os dados informados para que vocês possam trocar mensagens normalmente.
Para verificar os convites pendentes, acesse a aba Convites.
Desativar o módulo de mensagens
Para desativar o módulo de mensagens, acesse as configurações do seu perfil:
E desative o módulo de mensagens:





