Gostou do artigo? Compartilhe!

Envio de mensagens via WhatsApp

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O HiDoctor® facilita o envio de mensagens via WhatsApp para seus pacientes. É possível enviar direto da ficha do paciente ou pelos compromissos marcados na Agenda. Você pode definir alguns textos padrão para agilizar o envio.

Este recurso está disponível gratuitamente para todos os usuários a partir da versão 10.9.7 do HiDoctor®.

Nesta página:

Envio do prontuário

Com o prontuário do paciente aberto, clique o botão ao lado do campo de telefone.

A interface de envio de mensagem será aberta:

  1. O HiDoctor® identifica os celulares na ficha do paciente, seguindo o padrão brasileiro de telefonia móvel (uma sequência de 9 algarismos iniciada pelo número 9). Se nenhum número aparecer neste campo, o paciente não possui telefone celular cadastrado ou então o telefone informado está fora do padrão.
  2. O telefone selecionado será apresentado nos campos ao lado para você informar o DDD. É possível informar um DDD padrão para os seus envios (veja o item 5).
  3. Selecione o modelo de texto que deseja enviar. Este modelo é um texto criado na Biblioteca exclusivamente para envio de mensagens via WhatsApp. Os modelos de texto para o WhatsApp ainda serão abordados neste documento.
  4. O modelo de texto selecionado aparecerá aqui. Também é possível escrever neste campo um texto específico para enviar ao paciente.
  5. Em Padrões você determina o DDD e código do país a serem utilizados por padrão no seu HiDoctor®. Se você informar um DDD na ficha do paciente, ele irá sobrescrever o DDD informado nesta tela.

Com os campos de telefone e mensagem preenchidos, clique em Enviar para mandar a mensagem.

Aguarde que o WhatsApp web abra para prosseguir com o envio. Escolha a opção de enviar pelo WhatsApp Web.

Envio da Agenda

Na Agenda, selecione o compromisso do paciente para o qual deseja enviar uma mensagem e clique o botão ao lado do campo de telefone.

A interface de envio de mensagens pela Agenda será enviada, detalhando o paciente e data/hora do compromisso:

  1. Se nenhum número aparecer neste campo, o paciente não possui telefone celular cadastrado ou então o telefone informado está fora do padrão brasileiro de telefonia móvel..
  2. O telefone selecionado será apresentado para você informar o DDD específico. É possível informar um DDD padrão para os seus envios (veja o item 5).
  3. Selecione o modelo de mensagem que deseja enviar. Este modelo é um texto criado na Biblioteca exclusivamente para envio de mensagens via WhatsApp. Os modelos de texto para o WhatsApp ainda serão abordados neste documento.
  4. O texto selecionado aparecerá aqui. Também é possível escrever neste campo um texto específico para enviar ao paciente.
  5. Em Padrões você determina o DDD da região e o código do país a serem utilizados para envio de mensagem. Se você informar um DDD diferente na ficha do paciente, ele irá sobrescrever o DDD informado em Padrões.

Com os campos de telefone e mensagem preenchidos, clique em Enviar para mandar a mensagem.

Aguarde que o WhatsApp web abra para prosseguir com o envio. Escolha a opção de enviar pelo WhatsApp Web.

Modelos de texto

Crie modelos de texto para enviar facilmente mensagens padrão pelo WhatsApp. Os modelos são criados da mesma forma que seus outros textos padrão, através da Biblioteca.

Abra a Biblioteca pelo botão na barra de ferramentas:

Atente para os seguintes detalhes:

  1. Selecione o tipo de texto “WhatsApp” para que este modelo esteja disponível nos envios de mensagem via WhatsApp.
  2. Insira o texto normalmente no campo. É possível incuir macros, mas as formatações feitas no texto (tipo de fonte, negrito, cores) não são aceitas pelo WhatsApp.
  3. Você pode utilizar qualquer macro do sistema nas mensagens do WhatsApp (veja abaixo detalhes sobre uso das Macros).

As Macros podem ser divididas em:

  • Macros gerais: são as Macros que podem ser usadas em qualquer contexto, não depende da ficha ou compromisso aberto. As Macros gerais são cinco: Data do sistema, Data do sistema por extenso, Hora do sistema, Nome do médico e Endereço do Site Médico.
  • Macros do paciente: são as Macros referentes ao prontuário que estiver aberto no momento. Devem ser usadas para os modelos de textos que serão enviados através do botão no prontuário do paciente. Todas as macros do paciente estão no modelo <Dados pessoais: (...)>.
  • Macros do compromisso: são as Macros referentes ao compromisso que estiver selecionado na Agenda. Devem ser usadas para os modelos de textos que serão enviados através da Agenda. Todas as macros de compromisso estão no modelo <Compromisso: (...)>.

Ou seja, caso queria preparar um texto para enviar através da Agenda, você deverá utilizar as Macros de compromisso, além das Macros gerais.
Já no caso do modelo de texto preparado para enviar através do prontuário, você deverá utilizar as Macros do paciente, além das Macros gerais.

Caso você tente enviar um modelo de texto com Macros da Agenda através do prontuário do paciente (ou o inverso), o programa irá emitir um aviso.