HiDoctor® Financeiro Sistema financeiro completo para seu consultório
O HiDoctor1 conta com um sistema de controle financeiro completo, para você fazer o lançamento de consultas e procedimentos e acompanhar o crescimento do consultório.
O sistema HiDoctor® Financeiro está disponível a partir da versão 10.7 do software.
Neste documento:
- O que é o HiDoctor® Financeiro?
- Como ativar o módulo financeiro
- Como abrir o módulo financeiro
- Adicionar a secretária no HiDoctor® Financeiro
- Como lançar receitas
- Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)
- Pagando e recebendo pendências
- Visão2 geral
- Fluxo de caixa
- Análise de receitas
- Análise de despesas
O que é o HiDoctor® Financeiro?
É o sistema online integrado ao HiDoctor1 para controle completo das finanças do consultório. Permite lançamento de receitas e despesas direto das guias do paciente e da agenda de compromissos. Está disponível para todos os usuários Office a partir do HiDoctor1 10.7.
Como ativar o módulo financeiro
Atualize seu HiDoctor1 para a versão mais recente do software.
Para criar a base de dados, é necessário estar conectado ao HiDoctor1 com usuário médico.
- Abra o HiDoctor® Financeiro pelo botão na barra de ferramentas;
- O sistema irá solicitar seu Login Centralx®. Informe o mesmo email que você usa para acessar o CatalogoMed e o Site Médico;
- Em seguida, informe a senha;
- Ao confirmar, o HiDoctor® Financeiro irá criar sua base e já estará pronto para uso.
Como abrir o módulo financeiro
Você pode abrir o HiDoctor® Financeiro em qualquer momento pela barra de ferramenta do HiDoctor1, através do ícone
O sistema será aberto na Visão2 geral, com o resumo da conta.

Adicionar a secretária no HiDoctor® Financeiro
Sua secretária também pode fazer lançamentos no módulo financeiro. Para isso, você precisa adcicionar o usuário no módulo:
- No menu lateral do HiDoctor® Financeiro, acesse a opção Gerenciar usuários;
- Selecione a opção Adicionar e informe o Login Centralx® da sua secretária*;
- Solicite à sua secretária que acesse o HiDoctor® Financeiro e faça o login.
*O Login Centralx® é o email vinculado aos serviços HiDoctor1/Centralx3, como Agendamento Online, Site Médico, etc.
Por padrão, os usuários adicionais do HiDoctor® Financeiro têm acessos limitados aos Lançamentos e Pendências. Para alterar as permissões de acesso de sua secretária, acesse as configurações da secretária em Gerenciar usuários, no menu lateral.
Como lançar receitas
A forma mais prática de lançar recebimentos no HiDoctor1 é através da Agenda ou da Guia do paciente.
5.1 Lançando receitas pela Agenda

- Selecione o compromisso desejado e clique no botão Financeiro (destacado acima);
- O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
- Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
- Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
- Clique em Salvar para concluir.
5.2 Lançando receitas pela Guia

- Selecione a guia desejada e clique no botão Financeiro (destacado acima);
- O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
- Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
- Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
- Clique em Salvar para concluir.
5.3 Lançando receitas ou despesas manualmente
Além da facilidade de lançamentos pela integração com o HiDoctor1, é possível realizar lançamentos manualmente no módulo financeiro.
Para lançar uma receita:
- No botão , na parte inferior da tela, selecione a opção Receita;
- Para ter estatísticas mais completas, é importante informar, além do valor e descrição, o Convênio e o procedimento da receita;
- Os campos Forma de pagamento e Centro de custo facilitam a organização dos valores;
- Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
- É possível repetir a receita, para que se torne um valor recorrente. Os valores futuros a receber são calculados na Visão2 geral.
Para lançar uma despesa:
- No botão , na parte inferior da tela, selecione a opção Despesa;
- Para ter estatísticas mais completas, é importante preencher, além do valor e descrição, a Categoria da despesa. O módulo possui alguns valores pré-cadastrados;
- Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
- É possível repetir a despesa, para que seja se torne um valor recorrente.
Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)
Algumas receitas e despesas de seu consultório podem ser recorrentes, como pagamento de aluguel e salário da secretária ou pacientes com consultas fixas semanais. Você pode adicionar recorrências4 para qualquer lançamento feito, inclusive as receitas exportadas pelo HiDoctor1:
- No lançamento da receita/despesa, altere o campo Frequência para informar o tipo de repetição;
- No campo Repetições, informe quantas vezes este lançamento irá se repetir;
- Clique em Salvar e veja que o valor das repetições já passa a ser considerado nos valores a receber/a pagar na Visão2 geral.
Pagando e recebendo pendências
O módulo financeiro lista as pendências de pagamento e recebimento do consultório. Acesse a ferramenta no menu lateral, opção Pendências. Através dos filtros é possível visualizar, por exemplo, apenas os lançamentos já vencidos, apenas as despesas e mesmo selecionar por conta, paciente ou convênio.

Para marcar uma pendência como paga:
- Localize o lançamento na lista de pendências;
- Você pode abrir a conta para ver detalhes e marcar como Paga ou então marcar a caixa de seleção na lista e marcar mais de uma conta para atualizar e então selecionar Marcar como pago. Por padrão, o módulo irá marcar o dia atual como data de pagamento.
Visão2 geral
Ao abrir o módulo financeiro pelo botão na barra de ferramentas, você verá o painel de Visão2 geral, que apresenta um resumo de suas financas nos últimos 30 dias, com contas a pagar e receber, estatísticas de convênios e procedimentos mais rentáveis e o balanço do caixa com receitas, despesas e saldo final.

Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para acompanhar os movimentos de entrada e saída de dinheiro do consultório. Com ele é possível projetar o saldo disponível nos próximos meses e avaliar a liquidez e disponibilidade de caixa.
No HiDoctor® Financeiro, a ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Fluxo de caixa.

Análise de receitas
A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de receitas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.
O sistema irá apresentar as receitas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a compreender os convênios, procedimentos e centro de custo mais rentáveis, dentre outros dados que trarão informações sobre os ganhos do consultório.

Análise de despesas
A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de despesas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.
O sistema irá apresentar as despesas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a visualizar os gastos do consultório e analisar possíveis cortes de gasto.
