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HiDoctor Financeiro

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O HiDoctor conta com um sistema de controle financeiro completo, para você fazer o lançamento de consultas e procedimentos e acompanhar o crescimento do consultório.

Acompanhe o tutorial em vídeo:

Como ativar?

O Módulo Financeiro está disponível no HiDoctor® a partir da versão 10.7. Se você ainda não possui esta versão ou posterior, agende sua atualização com nosso suporte:

Neste documento:

  1. Primeiro acesso
  2. Criar usuário para secretária
  3. Lançando receitas
  4. Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)
  5. Pagando e recebendo pendências
  6. Visão geral
  7. Fluxo de caixa
  8. Análise de receitas
  9. Análise de despesas

O Financeiro é um sistema online integrado ao HiDoctor para controle completo das finanças do consultório, permitindo lançamento de receitas e despesas direto das guias do paciente e da agenda de compromissos.

Primeiro acesso

O primeiro acesso ao Financeiro deverá ser feito pelo usuário médico.

  1. Abra o HiDoctor® Financeiro pelo botão   na barra de ferramentas;
  2. O sistema irá solicitar seu Login Centralx®.*
  3. Em seguida, informe a senha;
  4. *O Login Centralx é o email vinculado aos serviços Centralx, como CatalogoMed, Agendamento Online, Site Médico, etc.

O HiDoctor® Financeiro já estará pronto para uso. Em seguida, crie um usuário para sua secretária poder acessar o sistema.

Criar usuário para secretária

Para que sua secretária faça lançamentos no módulo financeiro, é indispensável criar seu usuário no sistema:

  1. No menu lateral do HiDoctor® Financeiro, acesse a opção Gerenciar usuários
  2. Selecione a opção Adicionar e informe o email do Login Centralx® da sua secretária.
  3. Solicite à sua secretária que acesse o HiDoctor® Financeiro e faça o login.

Por padrão, os usuários adicionais do HiDoctor® Financeiro têm acessos limitados aos Lançamentos e Pendências. Você pode alterar as permissões de acesso de sua secretária em Gerenciar usuários, no menu lateral, e depois nas configurações do usuário .

Lançando receitas

A forma mais prática de lançar recebimentos no HiDoctor é através da Agenda ou da Guia do paciente.

Lançando receitas pela Agenda

Lançando pela Agenda
Fazendo lançamentos pela Agenda
  1. Selecione o compromisso desejado e clique no botão Financeiro (destacado acima);
  2. O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
  3. Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
  4. Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
  5. Clique em Salvar para concluir.

Lançando receitas pela Guia

Lançando pela Guia
Fazendo lançamentos pelas Guias
  1. Selecione a guia desejada e clique no botão Financeiro (destacado acima);
  2. O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
  3. Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
  4. Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
  5. Clique em Salvar para concluir.

Lançando receitas ou despesas manualmente

Além da facilidade de lançamentos pela integração com o HiDoctor, é possível realizar lançamentos manualmente no módulo financeiro.

Para lançar uma receita:

  1. No botão  , na parte inferior da tela, selecione a opção Receita;
  2. Para ter estatísticas mais completas, é importante informar, além do valor e descrição, o Convênio e o procedimento da receita;
  3. Os campos Forma de pagamento e Centro de custo facilitam a organização dos valores;
  4. Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
  5. É possível repetir a receita, para que se torne um valor recorrente. Os valores futuros a receber são calculados na Visão geral.

Para lançar uma despesa:

  1. No botão  , na parte inferior da tela, selecione a opção Despesa;
  2. Para ter estatísticas mais completas, é importante preencher, além do valor e descrição, a Categoria da despesa. O módulo possui alguns valores pré-cadastrados;
  3. Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
  4. É possível repetir a despesa, para que seja se torne um valor recorrente.

Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)

Algumas receitas e despesas de seu consultório podem ser recorrentes, como pagamento de aluguel e salário da secretária ou pacientes com consultas fixas semanais. Você pode adicionar recorrências para qualquer lançamento feito, inclusive as receitas exportadas pelo HiDoctor:

  1. No lançamento da receita/despesa, altere o campo Frequência para informar o tipo de repetição;
  2. No campo Repetições, informe quantas vezes este lançamento irá se repetir;
  3. Clique em Salvar e veja que o valor das repetições já passa a ser considerado nos valores a receber/a pagar na Visão geral.

Pagando e recebendo pendências

O módulo financeiro lista as pendências de pagamento e recebimento do consultório. Acesse a ferramenta no menu lateral, opção Pendências.

Através dos filtros é possível visualizar, por exemplo, apenas os lançamentos já vencidos, apenas as despesas e mesmo selecionar por conta, paciente ou convênio.

Pendências
Lista de Pendências

Para marcar uma pendência como paga:

  1. Localize o lançamento na lista de pendências;
  2. Você pode abrir a conta para ver detalhes e marcar como Paga ou então marcar a caixa de seleção na lista e marcar mais de uma conta para atualizar e então selecionar Marcar como pago. Por padrão, o módulo irá marcar o dia atual como data de pagamento.

Visão geral

Ao abrir o módulo financeiro pelo botão   na barra de ferramentas, você verá o painel de Visão geral, que apresenta um resumo de suas financas nos últimos 30 dias, com contas a pagar e receber, estatísticas de convênios e procedimentos mais rentáveis e o balanço do caixa com receitas, despesas e saldo final.

Visão Geral
Visão Geral das finanças do consultório

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para acompanhar os movimentos de entrada e saída de dinheiro do consultório. Com ele é possível projetar o saldo disponível nos próximos meses e avaliar a liquidez e disponibilidade de caixa.

No HiDoctor® Financeiro, a ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Fluxo de caixa.

Fluxo de caixa
Fluxo de caixa do consultório

Análise de receitas

A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de receitas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.

O sistema irá apresentar as receitas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a compreender os convênios, procedimentos e centro de custo mais rentáveis, dentre outros dados que trarão informações sobre os ganhos do consultório.

Anális de receitas
Análise das receitas do consultório

Análise de despesas

A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de despesas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.

O sistema irá apresentar as despesas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a visualizar os gastos do consultório e analisar possíveis cortes de gasto.

Anális de despesas
Análise das despesas do consultório