Atalho: finance_help
Gostou do artigo? Compartilhe!

HiDoctor® Financeiro – Sistema financeiro completo para seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O HiDoctor conta com um sistema de controle financeiro completo, para você fazer o lançamento de consultas e procedimentos e acompanhar o crescimento do consultório.

O sistema HiDoctor® Financeiro está disponível a partir da versão 10.7 do software.

Neste documento:

  1. O que é o HiDoctor® Financeiro?
  2. Como ativar o módulo financeiro
  3. Como abrir o módulo financeiro
  4. Adicionar a secretária no HiDoctor® Financeiro
  5. Como lançar receitas
  6. Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)
  7. Pagando e recebendo pendências
  8. Visão geral
  9. Fluxo de caixa
  10. Análise de receitas
  11. Análise de despesas

O que é o HiDoctor® Financeiro?

É o sistema online integrado ao HiDoctor para controle completo das finanças do consultório. Permite lançamento de receitas e despesas direto das guias do paciente e da agenda de compromissos. Está disponível para todos os usuários Office a partir do HiDoctor 10.7.

Como ativar o módulo financeiro

Atualize seu HiDoctor para a versão mais recente do software.

Para criar a base de dados, é necessário estar conectado ao HiDoctor com usuário médico.

  1. Abra o HiDoctor® Financeiro pelo botão   na barra de ferramentas;
  2. O sistema irá solicitar seu Centralx® Passport. Informe o mesmo email que você usa para acessar o CatalogoMed e o Site Médico;
  3. Em seguida, informe a senha;
  4. Ao confirmar, o HiDoctor® Financeiro irá criar sua base e já estará pronto para uso.

Como abrir o módulo financeiro

Você pode abrir o HiDoctor® Financeiro em qualquer momento pela barra de ferramenta do HiDoctor, através do ícone

O sistema será aberto na Visão geral, com o resumo da conta.

HiDoctor® Financeiro - módulo financeiro do software médico

Adicionar a secretária no HiDoctor® Financeiro

Sua secretária também pode fazer lançamentos no módulo financeiro. Para isso, você precisa adcicionar o usuário no módulo:

  1. No menu lateral do HiDoctor® Financeiro, acesse a opção Gerenciar usuários;
  2. Selecione a opção Adicionar e informe o Centralx® Passport da sua secretária*;
  3. Solicite à sua secretária que acesse o HiDoctor® Financeiro e faça o login.

*O Centralx Passport é o email vinculado aos serviços HiDoctor/Centralx, como Agendamento Online, Site Médico, etc.

Por padrão, os usuários adicionais do HiDoctor® Financeiro têm acessos limitados aos Lançamentos e Pendências. Para alterar as permissões de acesso de sua secretária, acesse as configurações da secretária em Gerenciar usuários, no menu lateral.

Como lançar receitas

A forma mais prática de lançar recebimentos no HiDoctor é através da Agenda ou da Guia do paciente.

5.1 Lançando receitas pela Agenda

Lançando pela Agenda
  1. Selecione o compromisso desejado e clique no botão Financeiro (destacado acima);
  2. O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
  3. Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
  4. Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
  5. Clique em Salvar para concluir.

5.2 Lançando receitas pela Guia

Lançando pela Guia
  1. Selecione a guia desejada e clique no botão Financeiro (destacado acima);
  2. O HiDoctor® Financeiro será aberto com as informações preenchidas automaticamente para você revisar e confirmar o lançamento;
  3. Além da descrição detalhada, o sistema irá importar as informações de valor, Convênio e Categoria;
  4. Marque se o pagamento foi realizado e adicione outras informações que desejar;
  5. Clique em Salvar para concluir.

5.3 Lançando receitas ou despesas manualmente

Além da facilidade de lançamentos pela integração com o HiDoctor, é possível realizar lançamentos manualmente no módulo financeiro.

Para lançar uma receita:

  1. No botão , na parte inferior da tela, selecione a opção Receita;
  2. Para ter estatísticas mais completas, é importante informar, além do valor e descrição, o Convênio e o procedimento da receita;
  3. Os campos Forma de pagamento e Centro de custo facilitam a organização dos valores;
  4. Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
  5. É possível repetir a receita, para que se torne um valor recorrente. Os valores futuros a receber são calculados na Visão geral.

Para lançar uma despesa:

  1. No botão , na parte inferior da tela, selecione a opção Despesa;
  2. Para ter estatísticas mais completas, é importante preencher, além do valor e descrição, a Categoria da despesa. O módulo possui alguns valores pré-cadastrados;
  3. Os campos Categoria e Paciente auxilia nos filtros dos relatórios;
  4. É possível repetir a despesa, para que seja se torne um valor recorrente.

Como repetir receitas e despesas (valores recorrentes)

Algumas receitas e despesas de seu consultório podem ser recorrentes, como pagamento de aluguel e salário da secretária ou pacientes com consultas fixas semanais. Você pode adicionar recorrências para qualquer lançamento feito, inclusive as receitas exportadas pelo HiDoctor:

  1. No lançamento da receita/despesa, altere o campo Frequência para informar o tipo de repetição;
  2. No campo Repetições, informe quantas vezes este lançamento irá se repetir;
  3. Clique em Salvar e veja que o valor das repetições já passa a ser considerado nos valores a receber/a pagar na Visão geral.

Pagando e recebendo pendências

O módulo financeiro lista as pendências de pagamento e recebimento do consultório. Acesse a ferramenta no menu lateral, opção Pendências. Através dos filtros é possível visualizar, por exemplo, apenas os lançamentos já vencidos, apenas as despesas e mesmo selecionar por conta, paciente ou convênio.

Pendências

Para marcar uma pendência como paga:

  1. Localize o lançamento na lista de pendências;
  2. Você pode abrir a conta para ver detalhes e marcar como Paga ou então marcar a caixa de seleção na lista e marcar mais de uma conta para atualizar e então selecionar Marcar como pago. Por padrão, o módulo irá marcar o dia atual como data de pagamento.

Visão geral

Ao abrir o módulo financeiro pelo botão na barra de ferramentas, você verá o painel de Visão geral, que apresenta um resumo de suas financas nos últimos 30 dias, com contas a pagar e receber, estatísticas de convênios e procedimentos mais rentáveis e o balanço do caixa com receitas, despesas e saldo final.

HiDoctor® Financeiro - módulo financeiro do software médico

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para acompanhar os movimentos de entrada e saída de dinheiro do consultório. Com ele é possível projetar o saldo disponível nos próximos meses e avaliar a liquidez e disponibilidade de caixa.

No HiDoctor® Financeiro, a ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Fluxo de caixa.

Fluxo de caixa

Análise de receitas

A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de receitas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.

O sistema irá apresentar as receitas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a compreender os convênios, procedimentos e centro de custo mais rentáveis, dentre outros dados que trarão informações sobre os ganhos do consultório.

Análise das receitas

Análise de despesas

A ferramenta está disponível pelo menu lateral, na opção Análise de despesas. Selecione o período e critério de busca e clique no botão Gerar relatório.

O sistema irá apresentar as despesas que contemplam os filtros, apresentando gráficos que auxiliam a visualizar os gastos do consultório e analisar possíveis cortes de gasto.

Análise das despesas