terça-feira, 11 de maio de 2010 - Atualizado em sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estratégia de backup para segurança

Avalie este artigo
Você é responsável pela segurança de seus dados, e é simples mantê-los seguros. Para prover a segurança adequada para seus registros, você deve aliar a sincronia de seus dados com as cópias de segurança. Neste documento, você verá como realizar cópias de segurança de seus dados do HiDoctor e como implementar uma rotina que garanta a segurança de seus registros médicos.

Veja também:
Documento Como sincronizar seus dados

Seus dados são muito importantes. A segurança de seus dados também.
A política atual e as recomendações da Centralx quanto aos seus dados são claras: a cópia de segurança oficial de seus dados deve ser feita por você e gravada em mídia própria.

A sincronização de dados feita através do MedSync tem como subproduto uma cópia acessória, ou seja, é um instrumento de apoio para manter, com facilidade, vários computadores atualizados com os mesmos dados.

A sincronização não substitui o backup oficial de dados, que deve ser feito por você conforme as instruções mencionadas neste documento.

Caso você ainda não possua uma rotina de backup para seus dados, nossos consultores estão à disposição para ajudá-lo a compreender e efetivar uma.

Por que é necessário manter cópias de segurança dos seus dados?

As informações de seus pacientes são armazenadas em bancos de dados em seu computador. Computadores podem falhar a qualquer instante e danificar seus registros de maneira irreversível. Portanto, você deve implementar rotinas de cópia de seus dados, assegurando a recuperação das informações em caso de falha nos sistemas.

A Centralx disponibiliza para os usuários do HiDoctor Pacote Office um sistema de sincronização de dados, que consiste em manter uma cópia idêntica e atual de suas informações em mais de um computador.

Embora a sincronia possa ser utilizada para restaurar seu banco de dados em um computador, ela não deve ser ponderada como solução definitiva de backup (cópia de segurança).

A solução definitiva e adequada para assegurar a recuperação de informações, no caso de falhas, está na associação das rotinas de sincronização com o backup histórico de dados.

O backup histórico é o backup oficial de seus dados. A sincronização de dados deve ser considerada como um backup extra ou auxiliar.

O que é o backup histórico?

O backup histórico é um conjunto de cópias feitas em diferentes momentos da existência de um banco de dados. Estas cópias devem ser feitas em mídias próprias e resistentes ao tempo, como os DVDs-R, e ser preservadas em local seguro e fisicamente distante do local de origem.

Por que manter o backup histórico em outro local?

Defeitos do equipamento, incêndios, inundações ou o roubo do equipamento podem levar à perda de informações. Portanto é fundamental manter uma cópia de segurança dos dados em local diferente daquele no qual se encontra o banco de dados original.

Quais são os arquivos que devem ser incluídos no backup?

O banco de dados do HiDoctor consiste em três arquivos, localizados geralmente no subdiretório onde o programa está instalado. Em caso de computadores com uso compartilhado, cada médico pode possuir um banco de dados diferente. Portanto, deverá ser feito um backup distinto para cada médico. Geralmente, o nome dos arquivos a serem copiados são "Agenda.cdb", "Medico.cdb" e "CID.cdb".
Se o usuário possuir agendas adicionais, cadastro no MoneyTalks ou faz utilização dos "Formulários Personalizados" (não forms.med.br), deverá considerar incluir também na cópia de segurança os respectivos arquivos, como o tuturial a seguir irá mostrar.

Atenção: quando uma nova versão do HiDoctor é instalada, sobrepondo uma versão anterior, é possível que os arquivos de dados sejam mantidos no local de origem, ou seja, no subdiretório da versão antiga do software.

 

Como fazer o backup dos dados?

Saiba como realizar a cópia de segurança de seus registros.

Este é o seu backup oficial. Mantê-lo em segurança é muito importante para garantir a integridade de seus dados.
Localizar os arquivos que devem ser copiados
1 Abra seu HiDoctor e clique no menu "Ajuda > Sobre o HiDoctor".
Arquivos para backup
2 Na tela que se abrirá será exibida uma lista dos Arquivos de dados que devem ser incluídos na cópia de segurança. Estão incluídos nesta lista o diretório dos formulários personalizados e do MoneyTalks.
Agenda adicional
3 O arquivo da Agenda adicional não está incluído na tela "Sobre o HiDoctor". Para saber onde o arquivo está, será preciso abrir a base de dados através do menu "Especial > Configuração".
4 Clique em "Base de dados", selecione a base que contém a agenda adicional e verifique o caminho deste arquivo de dados.

Para prosseguir, você deve compactar seus arquivos para reduzir o tamanho da base de dados e incluir uma senha para acessar os registros.

Em geral, os Sistemas Operacionais Windows já disponibilizam um compressor de dados nativo, não sendo necessário instalar uma outra ferramenta para compactar e descompactar arquivos. Se você não possui um compactador de dados, siga este tutorial e saiba como fazer o download e a instalação do 7-Zip.

a) Compactar os arquivos
1 Após localizar os arquivos para o backup, abra o caminho dos arquivos.
2 Selecione todos os arquivos da base de dados e clique com o botão direito do mouse sobre eles.
3 Selecione a opção "Enviar para > Pasta compactada". Se essa opção não estiver disponível, você deverá instalar um compactador de arquivos.

Renomear o arquivo compactado é uma forma de indicar a data do backup, para que você não tenha que abrir os arquivos para descobrir qual é o mais recente.

b) Renomear o arquivo compactado
1 Após criado o arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .zip gerado e selecione a opção "Renomear".
2 Renomeie o arquivo compactado para "Backup _HiDoctor_data.zip".
3 Desta forma, será possível saber, ao certo, a data em que o backup foi realizado.

Atribua uma senha para seu arquivo compactado e confira maior segurança a seus registros.

c) Atribuir uma senha para o seu backup
1 Dê um duplo-clique no seu arquivo de backup no formato .zip.
2 Clique no menu "Arquivo" e escolha a opção "Adicionar uma senha".
3 Em seguida, digite uma senha. Essa senha será solicitada sempre que o arquivo for acessado. Clique aqui e saiba como criar uma senha segura.
4 Clique em "OK" para salvar. Agora seu backup estará protegido por senha.

Para prosseguir, você deverá gravar seu backup em uma mídia, garantindo, assim, uma cópia física de seus dados.





Não possuo compressor de dados

Se você não possui um programa compressor/descompressor de arquivos, será necessário que utilize um software para reduzir o tamanho de seus dados e permitir que seja inserida uma senha para proteger seus arquivos. O 7-Zip é um compactador de arquivos com alta taxa de compressão. O software é open-source, o que significa que você pode utilizá-lo em qualquer computador, sem precisar registrar ou pagar pelo uso.

a) Download do 7-Zip
1 Faça download do programa "7-Zip" clicando aqui.
2 Execute o arquivo baixado. A janela do instalador será carregada. Siga os passos para instalar o programa.
3 Aguarde a finalização do processo de instalação e pronto! O 7-Zip está disponível para uso.

Para continuar, faça a compactação de seus arquivos para reduzir o tamanho da base de dados e incluir uma senha para acessar os registros.

b) Compactando os arquivos e atribuindo uma senha
1 Abra o caminho dos arquivos dados. No Windows 7 e Vista, o caminho é "C:\Program Files (x86)\Centralx\HiDoctor8".
2 Selecione os arquivos da base de dados e clique com o botão direito do mouse sobre eles. Selecione a opção "7Zip -> Adicionar ao arquivo...".
3 Na janela "Adicionar ao arquivo", clique no botão para alterar o diretório onde será gravado o arquivo compactado.
4 Agora, você deverá escolher o diretório onde o arquivo zip será criado. Selecione uma pasta, como "Meus Documentos".
5 Insira um nome no formato  recomendado (Backup_HiDoctor_data), para facilitar a organização dos backups por data.
6 De volta à janela "Adicionar ao arquivo", altere o formato do arquivo para .zip. 
7  Insira uma senha e clique em "OK". Clique aqui e saiba como criar uma senha segura.
8 Aguarde a finalização da compactação dos arquivos.

Para prosseguir, você deverá gravar seu backup em uma mídia, garantindo, assim, uma cópia física de seus dados.




Transferir seus dados para o CD/DVD
1 Clique com o botão direito sobre o arquivo de backup e selecione uma unidade de mídia disponível, na opção "Enviar para".
2 Em seguida, abra sua unidade de CD/DVD pelo Windows Explorer e selecione a opção "Gravar estes arquivos".
Inserir mídia
3 A partir daí, basta inserir sua mídia (CD/DVD) no drive e seguir as instruções do Windows.

 

Importante

  • Conforme previsto no contrato de licenciamento do HiDoctor e do HiDoctor NET, a utilização da sincronia de dados não substitui a necessidade de backups históricos. A Centralx, embora forneça informações sobre como fazer cópias de segurança de suas informações, não assume qualquer responsabilidade pelas cópias de segurança que você deve providenciar e armazenar.

  • A Centralx recomenda que você recorra a técnicos capacitados para instalação e gerenciamento de seu HiDoctor e dos dados armazenados nele. Os esquemas de segurança dos registros, tanto para restabelecimento das informações quanto para o sigilo das mesmas, devem ser mantidos por você com o auxílio de um técnico de sua confiança externo à Centralx.

  • Cada usuário pode possuir uma base de dados diferente no HiDoctor. Se o computador utilizado é compartilhado com outros médicos, é importante lembrar que cada base de dados deve possuir seu backup distinto. Para saber quais são os arquivos de dados de cada médico, é necessário acessar o HiDoctor com o respectivo perfil.

  • Embora as mídias de DVD-RW possam ser mais duráveis, existe o risco de que os dados sejam sobrescritos se estas mídias forem utilizadas para armazenar mais de um arquivo de backup. Com o passar do tempo pode ser recomendável copiar os DVDs antigos para novos DVDs evitando-se que os backups sejam ameaçados pelo envelhecimento da mídia.



Retorno dos dados

Se houver algum problema com seus dados, ou por algum outro motivo você precise recuperar seus registros no HiDoctor, você pode utilizar seu backup para restaurar os dados.

Se você realizou o backup da base de dados manualmente e deseja substituir o registro atual, basta colar os arquivos de backup no diretório onde ficam seus arquivos de dados do HiDoctor. Para saber onde encontrar seus arquivos de dados, clique aqui.

Depois, basta abrir seu HiDoctor novamente que os dados do backup estarão restaurados. Se, após restaurar seu backup, você não tiver acesso aos seus dados, será necessário configurar sua base de dados.

 

Configurar a base de dados
1 No diretório onde o HiDoctor está instalado, crie uma pasta e nomeie-a para que identifique o seu usuário. Exemplo: Base de Ivo Coutinho
2 Abra a pasta criada e cole seus arquivos de dados.
3 Acesse o menu "Especial > Configuração" e clique na aba "Base de dados". Na tela aberta, informe um nome para a base de dados, para seu usuário e selecione o tipo de usuário.
4 Clique na lupa ao lado do campo "Arquivo de dados". Uma janela será aberta no diretório de instalação do HiDoctor. Abra a pasta com os arquivos de dados e selecione o arquivo "Medico.cdb".
5 Se os campos "CID" e "Agenda" não forem preenchidos automaticamente, repita o procedimento, selecionando os arquivos "CID.cdb" e "Agenda.cdb", respectivamente.
6 No campo "Diretório dos formulários personaliza- dos", selecione a pasta que você criou.
7 Informe uma senha para o usuário e para acesso à base.
8 Clique em "Gravar" e informe a senha da base. A senha padrão é aa.



Como criar uma senha segura

Veja algumas dicas para criar senhas seguras:

Ao criar uma senha, utilize no mínimo 8 caracteres.

Misture caracteres: letras em caixa alta e baixa, números e caracteres especiais devem ser utilizadas em suas senhas de maneira desordenada.

Não utilize uma sequências lógicas (como 123456 ou abcdef) ou a geometria do teclado (como asdfg ou qwerty). Evite palavras que podem ser encontradas no dicionário: hoje em dia há softwares desenvolvidos para descobrir senhas que utilizam como base palavras de dicionários (como carro, inconstitucional).

Evite utilizar nomes ou sobrenomes próprios, de amigos ou famosos (teixeira, presley). Não utilize informações pessoais, como data de aniversário ou datas importantes, RG, CPF, conta do banco, CEP etc (como 130368, 04044001).

Não utilize, também, apenas palavras em idiomas estrangeiros (life, perro, travaille).

Palavras e nomes invertidos também devem ser evitados (ahnes, solrac, yppah).

Altere sua senha regularmente, evitando reciclar senhas antigas.

Não é recomendado utilizar a mesma senha em serviços diferentes. Se você utilizar uma senha igual em todas suas autenticações, basta descobrir uma senha sua para ter acesso a todas suas contas.

Não anote suas senhas em papéis. Não guarde suas senhas em arquivos de textos como Word, Excel, TXT etc. Utilize programas próprios para isso.

Veja uma dica passo-a-passo para criar senhas seguras e memoráveis:

  1. Escolha uma frase qualquer que você irá se lembrar. (Por exemplo: "Ser ou não ser, eis a questão.")
  2. Utilize as iniciais das palavras e os sinais de pontuação. (Nosso exemplo ficaria: sons,eaq.)
  3. Substitua algumas letras por números. (No exemplo, vamos trocar "o" por "0" e "a" por "4". A senha ficaria assim: s0ns,e4q.)
  4. Utilize também caracteres especiais. (No lugar do "e", colocamos um "&". O exemplo fica assim: s0ns,&4q.)
  5. Misture letras maiúsculas com minúsculas. (Como s0nS,&4Q.)
  6. Para finalizar, teste a força da sua senha aqui

Uma senha eficiente é uma senha segura que você consegue se lembrar. Criar uma senha eficiente para proteger seus dados é o primeiro passo para mantê-los seguros.

Neste documento você verá como utilizar o formulário de edição de imagens do HiDoctor.

O formulário de imagem pode ser acessado através da aba "Imagens", no menu lateral. Para abrir uma imagem existente, basta dar um duplo-clique sobre o nome. Para criar um novo registro de imagem, clique no botão "Novo".

Botão "Novo Registro de Imagem"

 

Inserir imagens

Há diferentes maneiras de adicionar uma imagem no programa:

  • Você pode clicar no botão , que irá abrir uma janela para localizar a imagem no computador. O botão também permite que você procure por uma imagem no computador, através de um campo de visualização de miniaturas, permitindo localizar a figura com mais facilidade.
  • Carregar imagem do computador

  • Você ainda pode capturar a imagem através de sua webcam ou scanner.
    Para isso, clique no botão , selecione o dispositivo que será usado para captura e então clique no botão para obter a imagem.
  • Uma outra opção é inserir uma imagem do Atlas do Corpo Humano Centralx, um sistema onde você encontra ilustrações dos sistemas e órgãos do corpo humano. Clique no botão Atlas* para abrir a janela de importação de imagens do Atlas; selecione a imagem que deseja inserir e clique em "Importar".
  • Importar imagem do Atlas

    Editar imagens

    O HiDoctor oferece um sistema de edição simples, para fazer pequenas alterações nas imagens. Veja abaixo as funcionalidades de edição do formulário de imagens do HiDoctor.
    Obs.: Esse menu pode ser acessado clicando com o botão direito do mouse em qualquer campo de imagem do HiDoctor.

  • Um duplo-clique redimensiona a imagem para caber na janela. Um novo duplo-clique retorna com o tamanho original da imagem.
    Quando o ponteiro do mouse se aproxima da imagem, o formulário automaticamente exibe a barra de ferramentas (acima da imagem) e, quando há necessidade, a scrollbar (à direita).
  • Duplo-clique

  • O botão recorta a imagem aberta. O botão copia a imagem aberta e o botão cola a imagem que está na área de transferência.
  • O botão limpa a área de edição, removendo a imagem que estiver aberta.
  • O botão gira a imagem em 90º no sentido horário.
  • Girar imagem

  • O botão abre o editor de imagens configurado. No botão você pode selecionar o programa que será usado para edição. O HiDoctor utiliza como padrão o programa Paint, nativo do Windows, mas você pode selecionar o editor de imagens que preferir.
  • Editor de imagem externo

  • O botão abre as propriedades da imagem, onde você pode visualizar suas dimensões, selecionar o formato de gravação e informar a qualidade da impressão, em DPI.
  • Propriedades da imagem

  • No campo de seleção de zoom, você pode selecionar a porcentagem de ampliação da imagem.
  • O botão redimensiona a imagem para fazê-la aproveitar todo o espaço disponível na janela.
    Obs.: Ao redimensionar, a ferramenta não mantém a proporção da imagem, podendo distorcer as figuras.
  • O botão permite criar um campo de seleção na imagem, onde você pode marcar a área que deseja manter da figura.
  • Ferramenta Recortar Manual

  • O botão tem uma funcionalidade semelhante, entretanto, já fornece um tamanho fixo para recortar a imagem. Este tamanho fixo tem as dimensões da área de edição de imagens.
  • O botão é a ferramenta de zoom. Utilize-a para ampliar uma área específica: selecione a ferramenta e clique na área da imagem que deseja ampliar.
  • A ferramenta Mão, acessível pelo botão , é utilizada para percorrer a imagem através do recurso arrasta-e-solta.
  • Ferramenta Mão

  • O botão possibilita a impressão da imagem.
  • Imprimir imagem

  • O botão abre a imagem em uma nova janela, junto com as ferramentas de edição.
  • O botão estende a janela de edição, ampliando-a ao máximo. Para retornar ao tamanho original da tela, basta clicar novamente no botão.
  • Edição de páginas

    O formulário de imagens do HiDoctor possui ferramentas para adição de páginas no registro. Assim, se você quiser incluir à ficha do paciente duas imagens que se referem a uma única consulta, você pode adicionar páginas neste cadastro e incluir uma imagem em cada uma delas.

    As ferramentas de edição de páginas ficam na parte inferior do formulário de imagens do HiDoctor.

    Ferramentas de edição de páginas

  • O botão adiciona uma nova página no registro. O botão exclui a página atual. Os botões e mudam a posição da página para trás e para frente, respectivamente.
  • Os botões e devem ser utilizados para navegar entre as páginas. Ao lado desses botões, é indicada a página atual e o número total de páginas existentes.
  • O botão possibilita gravar uma sequência com áudio. O botão reproduz a gravação, o botão para a gravação/reprodução e o botão exclui a gravação feita.
  • Quando uma gravação está sendo realizada, o botão ficará habilitado para você inserir formas geométricas na gravação em andamento.
  • O botão permite fazer um recorte de tela personalizado. Ao clicar nessa ferramenta, uma área aparece selecionada em sua tela. Esta área é redimensionável e se sobrepõe a todas as janelas. Assim, você pode abrir uma página da internet, por exemplo, e capturar a imagem que desejar para inseri-la no registro do paciente.

    Recorte de tela personalizado

    Para recortar a imagem, clique no botão : você pode capturar quantas imagens desejar. Ao clicar no botão , a área de recorte é fechada e uma nota é criada com as imagens capturadas; cada imagem recortada será inserida em uma página da nota.
  • Imagem capturada

  • O botão insere um campo de texto na lateral da imagem. Clicando novamente, o texto é movido para a parte inferior. Clicando uma terceira vez, esse campo é escondido.
  • Campo de Texto

  • O botão é especialmente útil quando há mais de uma página de imagem. Essa ferramenta adiciona um campo com miniaturas das imagens, facilitando a navegação entre elas. Clicando uma vez no botão, o campo é adicionado à esquerda; clicando novamente, o campo é movido para a parte superior. Clicando mais uma vez, a nota exibe apenas as miniaturas das imagens e clicando ainda uma outra vez, as miniaturas são escondidas.
  • Miniaturas

    Atenção: é preciso ter cautela no uso de múltiplas páginas. Um registro com muitas páginas pode ficar grande e pesado, prejudicando o desempenho de leitura e gravação de dados.

     

    *Essa funcionalidade foi incluída na revisão 8.0.8 do HiDoctor. Para atualizar a sua versão, clique aqui.

     

    Créditos de marca comercial:
    Microsoft Excel, Microsoft Word e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation. 7-Zip™ é um software livre distribuído sob a licença GNU LGPL. O conteúdo desta página de Web não poderá ser interpretado para conferir ou permitir qualquer direito de uso dessas marcas.